Cotidiano

Anjo no ônibus da Vila Gerti?

Por: Zeneide  Ribeiro de Santana

Naquela manhã, entrei no ônibus com dificuldade. Iria tomar mais uma injeção para tratar a dor que gritava no joelho esquerdo.

Sentei-me ali na frente e logo vi a linda menininha, de uns três anos, no colo da mãe, no banco ao lado. A menina sorriu, toda simpática, e retribuí, surpresa. Seria mesmo para mim aquele sorriso? Olhei para trás e vi um velhinho olhando distraidamente
pela janela e também uma moça que falava ao celular. Mais  adiante, duas senhoras tagarelavam animadamente em voz alta.

Sim, era eu o alvo daquele lindo sorriso, sabe, daquelas poucas pessoas que conseguem rir com o rosto todo, especialmente com os olhos? Então, acenei para ela e ela acenou de volta, sempre com ar feliz.

Naquele momento lembrei-me de que “o anjo do Senhor se acampa ao redor dos que o temem e os livra.” Seria aquela criança um anjo sorridente? Mas livramento é uma palavra que me sugere desastre, perigo, grandes aflições. Não estaria aquele anjo encarregado de me livrar de outras coisas, como indiferença, insensibilidade, autocomiseração pela dor física?

Quando a mãe, ajeitando a bolsa e a criança, se levantou para descer do ônibus, a garotinha se virou e – maravilha das maravilhas – estalou um beijo com a mãozinha espalmada e saiu, acenando “tchauzinho”, sem que a mulher percebesse.

Enquanto refletia em como Deus se faz presente e no quanto devemos ser gratos pelas pequenas coisas que nos alegram e nos revelam seu amor, aquela mãe seguia pela calçada, talvez inconsciente de que carregava um anjo em seus braços cansados.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • Minha irmã querida…

    Vc que com seus olhos de anjo consegue enxergar coisas boas diante de quaisquer problemas.São os olhos da alma que nem todos tem a capacidade de ver. ate admiro e vc sabe disso. bjs Zélia

  • OI, caçulinha!
    Só agora li seu comentário. Sou muito iniciante ainda… Obrigada pelas palavras tão bonitas, que me comoveram. Também te amo, menina!