Cotidiano

Comida para bichos

 

cães

Por: Zeneide Ribeiro de Santana

Hoje de manhã,  na sala de espera de um consultório médico, comecei a prestar atenção numa aula de culinária, pela TV, em que  se ensinava a preparar almôndegas para cachorros. Impressionante a quantidade e a qualidade dos  ingredientes e, mais impressionante ainda, ver aqueles cães de diferentes raças, todos muito fofos, de pelo brilhante, disputando, com certa educação, as belas almôndegas, meio grelhadas, de dar água na boca até dos espectadores.

Nada contra tratar bem os animais. Acho mesmo que devem ser bem cuidados, abrigados e alimentados. Aquela cena  me trouxe à memória o texto de Manuel Bandeira que analisei tantas vezes com meus alunos:

                                               O bicho

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos

 

Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade

 

O bicho não era um cão

Não era um gato

Não era um rato

 

O bicho, meu Deus, era um homem.

 

Lembrei-me ainda de um dia, na minha infância (há décadas, como diz o Bruno), quando meu pai disse que iria deixar de ser “enjoado” para comer, pois na noite anterior tinha ficado horrorizado ao ver um mendigo catando e comendo restos de comida do lixo de um hotel. Exatamente a cena de “ O bicho” (publicado em 1947)  que continua se repetindo ano após ano, em tantos lugares do mundo.

In medio virtus”  – diz o provérbio latino. Sim, a virtude está no meio – refleti. Bom seria que todos os animais fossem bem tratados, mas que também houvesse mais dedicação, a começar por mim, às  ações de combate à fome.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • Zeneide PARABENS!!!!
    Continue escrevendo sempre ,pois o qque voce escreve vem do fundo da alma e também toca a nossa alma , e uma alegria imensa sentimos por saber que voce é muito especial
    Deus te abencoe e continue semore assim.

    Beijosssssssssssssssssssssssssssssssssss

    Neusa

    • Obrigada, Neusa. Você, sim, que é especial e tem muita sensibilidade.
      Deus abençoe sua vida também.
      Beijo.

Leave a Comment