Cotidiano

Sagrada Família

Por: Zeneide Ribeiro de Santana

Projetada há anos pelo grande artista catalão Gaudi e ainda em construção, a Igreja Sagrada Família  é visita obrigatória, em Barcelona.

Impressionante – é a melhor palavra para defini-la. Imensas e belas, as majestosas torres  apontam  naturalmente para o céu, num convite à adoração. Nelas estão gravadas, em alto relevo,  as palavras Santus, Sanctus, Sanctus.

Muitíssimos turistas, várias línguas e vestimentas, algumas estranhíssimas. Fotos, filmagens, rostos impactados pela admiração .

Observando as pessoas, imaginei a emoção que sentiram contemplando in loco aquela obra arquitetônica sem igual. Quantos estariam pensando no artista, na arte, no espaço, no tempo e na dedicação dispendidos pelos operários?

E a dimensão do sagrado?  Só consegui pensar que nosso Deus é santo, santo, santo e não habita necessariamente “em templos feitos por mãos” , mas está em toda parte, já que  a onipresença é um dos seus atributos.

Agradeci  pelo privilégio de conhecer aquele lugar e desejei que muita gente ali pudesse ter um tempo de recolhimento espiritual e adoração ao único que é digno de receber a honra , o louvor e a glória.

Que nós, como templos do Espírito Santo que somos, possamos também refletir  o sagrado, impactando vidas com nossa  simples presença.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

4 Comments

  • Que obra de arte lindíssima!!! Só Deus mesmo para dar inteligência a pessoas especiais que são os artistas que executam esses trabalhos com tantos detalhes… e sensibilidade para outros perceberem a grandiosidade do nosso Deus que é o dono de tudo. Louvado e engrandecido seja o Seu Nome para sempre! Amém!!!

  • Concordo! E essa foto nem é atual; a construção está mais avançada e, pelo que li, só deverá ser concluída daqui a mais de dez anos!

  • Realmente! Esta obra de Gaudi é magnifica! Será que nós conseguimos expressar o nosso amor a Deus de forma tão portentosa? Acho que não…

    abraços,

    Marlene

  • Lembra-se da frase do profeta Isaías ; ” Ai de mim…” ? Mas Deus nos purifica e, assim, ousamos entrar em sua presença e tentar expressar nosso louvor. Bom compartilharmos a fé, não é mesmo?
    Obrigada pelos comentários. Beijo.