Cotidiano

Deus cuidará de ti

Por : Zeneide Ribeiro de Santana

Alzheimer- nome  assustador. Muitos conhecem pessoas portadoras desse mal degenerativo que transtorna vidas e famílias.

Hoje mesmo, minha irmã e eu visitamos uma velha amiga da nossa mãe e ouvimos o relato de um caso envolvendo uma senhora , já na fase em que não reconhecia os familiares e sofria de desorientação, sem noção de tempo e de espaço. Foi, então, necessário interná-la numa clínica para que recebesse os devidos cuidados.

Outrora muito crente, não havia perdido o hábito de carregar uma Bíblia consigo. Chegou mesmo a arrancar páginas e distribuí-las entre os companheiros da clínica, dizendo que eles precisavam ler aquele livro.

Num final de tarde, driblando a vigilância, fugiu de lá e caminhou um longo trecho de uma rua extensa, que terminava num cruzamento bem movimentado. Como sempre, levava a Bíblia nas mãos. Sofreu uma queda na calçada e seu rosto ficou todo ferido. Escureceu e ela parou  junto a um poste, sozinha no meio de tantas pessoas que passavam indiferentes. Tentava  descolar os papéis dos folhetos grudados no poste, para limpar o rosto que sangrava.

Naquele momento, numa rua próxima, um casal e sua filha se dirigiam à igreja, de carro. Inexplicavelmente, o homem virou uma esquina, desviando-se  do caminho habitual.  Surpresa, a esposa perguntou por que ele havia mudado o trajeto; respondeu que não sabia, apenas sentira vontade de ir por ali. Quando o sinal fechou no cruzamento, a menina falou:

– Olhe, mamãe, é a dona Diva, que ia à  igreja. Olhe, ali na esquina!

– Imagine!  A dona Diva está numa clínica.

– É ela, sim, tenho certeza!

Quando pararam, mais à frente, a mulher perguntou:

– Dona Diva, a senhora se machucou? O que está fazendo aqui?

– Estava indo para a casa da minha mãe. Ela quer que eu vá lá ajudá-la.

-Venha, entre no carro e nós a levaremos.

Assim, docilmente, ela foi reconduzida à clínica, onde a procuravam, aflitos.

Isso foi o que nos contou a dona Dirce ( 91 anos, cabelos  totalmente brancos, muito lúcida) sobre a sua falecida irmã Diva,  que viveu ainda algum tempo depois daquilo.

Não sei por que chegam as enfermidades, mas creio que Deus ampara seus filhos nas mais diversas circunstâncias.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • É….Como disse à Alessandra, você está escrevendo sobre bênçãos e uma história mais linda do que a outra… E o que é mais importante: são histórias reais, de personagens especiais…

    Hoje eu quero contar uma bênção: O Alberto sofreu um acidente grave com a sua bicicleta no dia 07/01. Passou por cirurgia no rosto (duas placas e 16 parafusos…), mas hoje já conseguiu trabalhar e amanhã tirará os pontos… Louvado seja Deus, que cuida dos seus!!!

  • Soube do acidente, mas não pensei que fosse tão sério. Graças a Deus mesmo! Que ele seja muito abençoado na recuperação! Abraço para todos.