Lições

Controle de voz

Por: Zeneide Ribeiro de Santana

Li, há alguns dias, na “Veja”, uma reportagem sobre novos aparelhos eletrônicos comandados por controle de voz e por gestos. Lá se afirmava que mouses e controles remotos brevemente se tornarão obsoletos.

Para mim, que nasci e cresci numa época em que nem se falava em computador, em que a televisão só apareceu em casa quando era adolescente, em que celular foi novidade até para meus filhos, esse avanço tecnológico produz  perplexidade, encantamento, mas também chega a assustar.

São muitas e complexas as mudanças. Lembro- de uma cena de infância, a família reunida na casa dos meus avós, as crianças sentadas na sala enorme ,em volta de um rádio, obedientes  e quietas para que os adultos ouvissem o “Repórter Esso”  e assistissem ( assim falavam)  à novela “Direito de Nascer”.

Hoje, moderníssimos televisores, dotados de  recursos impensáveis, os Ipod, Ipad, Iphone, Ai,ai, ai…  ( como eu digo) causariam um choque tecnológico desproporcional no vô Pedro. Com certeza, ele, que morreu cedo e nem chegou a ver televisão, diria  “Ora, faça ideia!” – sua expressão favorita para demonstrar espanto ou indignação.

Não ligo muito para a discussão Criacionismo X Evolucionismo. O que me importa é crer que Deus criou o mundo, com seu poder absoluto . Por isso, quando ouço mencionar controle de voz como algo de última geração, o que me vem à mente é a voz firme, poderosa de Deus, lá no Gênesis, ordenando ” Haja Luz!”

Que dizer, então, da fala mansa e suave de Jesus, em seus inumeráveis comandos de voz, registrados nas Escrituras? “Eu sou o Bom Pastor…”   Suas ovelhas o seguem porque reconhecem sua voz. No livro de Apocalipse muitas vezes se repete a frase “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Que todas as maravilhas que testemunhamos não consigam nos afastar do doce comando de voz do nosso Mestre que, sem dúvida, nos conduzirá a águas tranquilas e a pastos verdejantes.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.