Recordações

Tudo posso

81127999_4bf14743fb_o
Written by Zeneide

Durante algum tempo,  frequentou o Colégio onde eu lecionava um aluno recém-saído de uma clínica para recuperação de dependentes químicos. Era um pouco mais velho que os colegas de turma. Não tinha dificuldade de aprendizagem, mas lutava contra o sono nas primeiras aulas, por causa dos remédios que ainda precisava tomar.

Professores e alunos da classe dele ajudavam-no de todas as formas. Ele usava um fichário, em cuja capa a frase NÃO POSSO estava escrita com letras pretas, imensas, talvez por recomendação de algum orientador da clínica – diziam.

Aquelas palavras me incomodavam. Às vezes ele se debruçava sobre a carteira e o que víamos era o jovem sucumbido ao sono, sobre aquele terrível NÃO.

Um dia, resolvi conversar com ele no intervalo. Disse-lhe que quando passava dificuldades, apegava-me às palavras do apóstolo Paulo “Tudo posso naquele que me fortalece”, que se tornaram um lema para a minha vida.  Expliquei-lhe o contexto: o apóstolo afirmara isso depois de se referir às situações em que havia aprendido a enfrentar tanto a fome quanto a  fartura, tanto a honra quanto a humilhação. A expressão “Tudo posso naquele que me fortalece ” não deve ser entendida como uma fórmula mágica, que nos possibilita encarar todas as circunstâncias adversas sozinhos, com as próprias forças. Pelo contrário, é a afirmação de que o auxílio divino nos capacita a suportar e a superar os obstáculos. Na linguagem de hoje, o versículo é assim: “Com a ajuda que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação.”

Sugeri-lhe que procurasse essa ajuda para, quem sabe, retirar aquele NÃO do seu fichário. Ele me ouviu, atento e calado. Depois agradeceu e se dirigiu lentamente à cantina. Não sei se ele fez isso ou apenas colocou uma nova capa sobre a pasta. Concluiu o Ensino Médio, no final daquele ano, e não tive mais notícias dele.

Desejo, de coração, que ele tenha se recuperado inteiramente, que tenha conhecido a Verdade, que liberta, e que esteja vivendo em paz.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

Leave a Comment