Cotidiano

Por que as pessoas gritam?

silêncio

         Por que as pessoas gritam?

Um dia, um mestre indiano, preocupado com o comportamento dos seus discípulos, que viviam aos berros uns com os outros, fez a seguinte pergunta:

– Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas ou quando não se entendem?

– Gritamos porque perdemos a calma. – Disse um deles.

– Mas por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? – Questionou novamente o pensador.

– Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça. – Retrucou outro discípulo.

O mestre voltou  a perguntar:

– Não é possível falar com a outra pessoa em voz baixa?

Os alunos deram várias respostas, mas nenhuma delas convenceu o velho pensador, que esclareceu:

– O fato é que quando duas pessoas gritam é porque, quando estão aborrecidas, seus corações estão muito afastados. E, para cobrir esta distância, precisam gritar para que possam escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão de gritar, para que possam ouvir umas às outras, por causa da grande distância.

E continuou o sábio:

– Por outro lado, quando duas pessoas estão enamoradas, não gritam; falam suavemente. Por quê? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Às vezes, seus corações estão tão próximos que nem falam, somente sussurram. E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, o que basta.

Seus corações se entendem.
É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas. Por fim, o pensador conclui, dizendo:
– Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.                
 Mahatma Gandhi

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

4 Comments

  • Um tapa na cara! rs
    Parei de gritar depois dessa! Lindo texto, D. Z! :)

  • Uma graça o seu comentário! Todos nós precisamos de um tapinha desses, pois temos a tenência de elevar a voz de vez em quando. Mas sei que você tem uma utilidade melhor para sua bela voz. Deus te abençoe!

  • Prometo a partir hoje me policiar mais,especialmente com aqueles alunos que mais querem chamar a minha atenção,que muitas vezes necessitam de um abraço,uma palavra de carinho e não dos meus gritos.Vc realmente é uma pessoa muito especial Zeneide.

    • Que surpresa agradável receber seu comentário, Celi! Saudade! Bom saber que você leciona e se preocupa com seus alunos! De fato, a maioria dos indisciplinados quer mesmo chamar a atenção. Deus a abençoe na vida profissional e pessoal. Merece muito por ser uma batalhadora. Beijo.