Cotidiano

Sem palavras

Written by Zeneide

 

Há poucos dias meu marido e eu fomos surpreendidos por uma festa para celebrar nosso aniversário. Não dá para descrever o que sentimos quando a porta se abriu, as luzes se acenderam e vimos o salão cheio de tantas pessoas queridas, naquele ambiente decorado com tanta arte e bom gosto. Realmente, ficamos sem palavras. Só no decorrer da semana pudemos agradecer cada um que colaborou para aquela alegria. Sem dúvida, foi nosso melhor aniversário! Valeu a pena completar 70 anos! Nem doeu!

Quando algo nos choca pela emoção, pela beleza, pela dor ou pelo susto, mesmo quem fala muito sofre um stop e se vê mudo; pode até gaguejar um pouco, mas demora a recuperar a voz e o poder de se comunicar.

Há uma historinha, contada por Eduardo Galeano, escritor uruguaio, que diz que um pai, morador lá do interior do país, levou seu filho até a beira do mar. O menino nunca tinha visto aquela massa de água infinita. Os dois pararam sobre um morro. O menino, segurando a mão do pai, disse a ele: “Pai, me ajuda a olhar”. Pode parecer uma espécie de fantasia, mas deve ser a exata verdade, representando a sensação de faltarem não só palavras mas também capacidade para entender o que é que estava se passando ali.

A história de Jó me impressiona por vários motivos. Um deles é quando Deus lhe faz cerca de sessenta perguntas, numa passagem de tirar o fôlego, em que mostra um retrato irresistível da sua soberania e do seu poder incomparável. Diante de tanta grandiosidade, Jó responde: “Sou indigno, que te responderei? Ponho a mão na minha boca…” (Jó 40- 4)

Não posso encerrar sem mencionar o refrão da linda música “Quebrantado”, de Vineyard:

Pela cruz me chamou
Gentilmente me atraiu
E eu, sem palavras, me aproximo
Quebrantado por Seu amor

 

Realmente, Deus sempre nos surpreende e seu amor nos deixa sem palavras…

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

6 Comments

  • Depois de ler esse texto tão lindo, estou sem palavras! Que Deus continue a lhe dar o poder de usar as palavras com maestria!

    • Amém! Você testemunhou nossa reação… Beijo, querida amiga!

  • Zeneide, admiro seu potencial de escrever com sentimento e emoção. Obrigado por nos brindar com passagens tão belas da palavra sagrada, que nos permitem ampliar a fé e festejar os momentos de nossa vida, colocando Deus e sua vontade em primeiro plano.
    Feliz idade! 70 anos que incluíram longa espera pelos filhos desejados, que hora lhe promovem tamanha alegria. Você merece! Parabéns! Sua cunhada Maria do Carmo.

    • Agradeço muito a gentileza do seu comentário, pois sei que é sincero. Tenho pedido a Deus que me use para algo útil e uma das formas é compartilhar sua palavra. Junto a qualquer pessoa que leia o texto, sou beneficiada , pois sempre temos o que aprender para ampliar a fé, como você bem disse. Grande beijo.