Cotidiano

Cansaço

Written by Zeneide

 

 

Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa, iniciou um poema com esta estrofe:

O que há em mim é sobretudo cansaço —

Não disto nem daquilo,

Nem sequer de tudo ou de nada:

Cansaço assim mesmo, ele mesmo,

Cansaço.

Como o poeta, também nos confessamos cansados, frequentemente. Fisicamente nos cansamos depois de grande esforço, de exercícios puxados, horas de trabalho extenuante, longas viagens… Daí a vontade de parar, de dormir, de tirar férias, de se aposentar.

Sentimos também exaustão mental, emocional, produzida por situações angustiantes, por doenças complicadas, por problemas de relacionamento. Será que é a isso que se refere o mesmo poeta neste outro texto?

Não, não é Cansaço… Não, não é cansaço…
É uma quantidade de desilusão
Que se me entranha na espécie de pensar,
E um domingo às avessas
Do sentimento,
Um feriado passado no abismo… 

Quem já não falou ou ouviu : “Cansei de pedir/ de insistir/ de procurar/ de perdoar/ de aconselhar/ de rezar… e até de viver”?

É bem triste  e deprimente o final da música “Ninguém me ama”, de Antônio Maria:

E hoje descrente de tudo me resta o cansaço
Cansaço da vida, cansaço de mim
Velhice chegando e eu chegando ao fim.

Mas não precisamos ser descrentes de tudo. Basta aceitar o convite de Jesus Cristo, aquele que é especialista em aliviar dores, em curar feridas, em restaurar vidas: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”  (Mateus 11:28-29)

Descansar em Deus nada mais é do que deixá-lo atuar em nossa vida. É deixar aos pés da cruz as preocupações, os sentimentos e toda a ansiedade. É permitir que ele cuide de nós ao seu modo, no seu tempo.

Descansa, ó alma, eis o Senhor ao lado…” Que bênção!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

4 Comments

  • A palavra de Deus nos diz; que nós precisamos e devemos descansar no Senhor, assim não sentiremos cansado porque Jesus, levou sobre si o nosso fardo, linda crônica, bjs.

  • Essa verdade faz toda a diferença em nossa vida, não é mesmo? Obrigada. Beijo.

  • Meu Senhor e meu Deus quero nesse momento depositar em tuas mãos todo o meu cansaço físico, espiritual e mental,necessito entregar sob os teus cuidados todas as minhas dúvidas,fraquezas decepções,falta de perdão.Peço perdão por todas as vezes que tento resolver os meus problemas sem te pedir ajuda,tenha misericórdia senhor de mim amém.Beijo amiga,Deus a abençoe .
    ,

    • Que oração linda, querida Celi! Com certeza, nosso Deus já respondeu, pois se “lançarmos sobre Ele toda a nossa ansiedade, Ele terá cuidado de nós”! Que essa certeza traga paz e alegria ao seu coração. Deus te abençoe também. Beijo.