Cotidiano

Sem fins lucrativos

Written by Zeneide

 

 

Nestes tempos de competitividade, ganância e consumismo, quase nada se faz sem visar ao lucro. Levar vantagem parece ser o objetivo da maioria das pessoas, seja no mundo corporativo, nos negócios particulares ou até mesmo nos relacionamentos. Prova disso são as numerosas pendências judiciais por causa de partilha, nos divórcios.

Ninguém gosta de perder – o que é normal. Bons negócios são comentados com detalhes, numa clara ostentação de tino comercial, de inteligência e de superioridade. Sem contar que, sempre que se realiza um “bom” negócio, é porque alguém saiu perdendo… Quem age diferente é considerado bobo, sem ambição.

Com sete anos, no início do então Curso Primário, uma coleguinha e eu resolvemos trocar de mochila (na época, uma espécie de malinha, com uma só alça). Ficamos felizes, pois, mesmo sendo parecidas, tinham cores diferentes, o que nos agradou. Cheguei em casa toda orgulhosa, mostrando a mala nova para minha mãe. Ela ficou muito brava, dizendo que a minha era muito melhor. Queria ir à casa da menina para destrocar, mas eu não tinha a menor ideia de onde ela morava. Nem precisou! A mãe da colega foi mais rápida e encontrou nossa casa. Destrocamos na hora, enquanto as mães se desculpavam, cada uma achando a mochila da filha mais bonita e de melhor qualidade.

Parafraseando o autor de “O Pequeno Príncipe”, foi assim que, aos sete anos, fui desencorajada na minha carreira de negociante. Até hoje não sou capaz de vender ou de trocar nada…

Mas aprendi que há muitas coisas que podemos fazer prazerosamente, sem visar a nenhum lucro. Os que fazem trabalho voluntário, quem já se solidarizou com os que sofrem ou repartiu o pouco que tinha sabem  disso. Mães também!

Tenho experimentado a grande verdade contida na frase do Mestre “Mais bem-aventurado é dar do que receber”. Sem a menor dúvida, a alegria de quem ajuda é muito maior que a de quem é ajudado.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.