Cotidiano

Chuva

 

 

Quem não gosta de uma chuva mansa, especialmente depois de um calor sufocante?  Muito bom dormir ao som dos pingos ritmados. Já as chuvas torrenciais, acompanhadas de ventania, relâmpagos e trovões, que causam enchentes e desmoronamentos, trazem preocupação e prejuízo de toda a espécie. Nesses casos, sempre quem mais sofre é a população desfavorecida.

A palavra chuva é normalmente empregada para compor a hipérbole, figura que expressa exagero: Chuva de lágrimas, de reclamações, de protestos.. É tradicional a chuva de arroz na recepção aos noivos, após a cerimônia de casamento: para desejar fertilidade e prosperidade – dizem. Pétalas de rosa também são usadas para homenagens e chuva de confetes, por ocasião do Carnaval.

Não posso deixar de mencionar a letra deste  hino, cantado em muitas igrejas:

Chuva de bênçãos teremos

É a promessa de Deus

Gotas benditas já temos

Chuva rogamos a Deus

Como não desejar que bênçãos caiam em abundância, inundando todas as áreas da nossa vida?

Numa reflexão que li recentemente, o autor afirma que muitos vão buscar essas bênçãos levando nas mãos uma xícara, quando Deus tem o poder de encher um balde ou até mesmo um tonel, com toda a sua benignidade. E, às vezes, nos contentamos com algumas pequenas gotas apenas…

Para isso acontecer, entretanto, precisamos estar conectados ao nosso Deus, por intermédio de Jesus Cristo. Assim, mesmo que estejamos atravessando um deserto, com certeza ele providenciará oásis para nos abençoar. “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”. ( João 15:7)

Que as chuvas de bênçãos do Senhor preencham todo o vazio do nosso interior, acalentem nossos sonhos, curem nossas feridas e renovem em nós a esperança que produz a paz. Amém.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.