Cotidiano

O homem bom e o homem mau

 

Transcrevo o texto que encontrei aqui:    http://caminhoseveredastk.blogspot.com.br/
“Certo índio foi à casa de um branco que visitava sua área. Pediu-lhe um pouco de fumo para enrolar na palha. O homem meteu a mão no bolso e apanhou uma porção do fumo solto, enrolou no papel e se alegrou ao ver que o índio ia correndo com o grande presente.
No dia seguinte, o índio voltou à procura do homem branco. Na ausência do benfeitor, explicou que lhe trouxera 1/4 de dólar que havia encontrado dentro do pacote de fumo que este lhe dera.
O atendente replicou: “Se o fumo lhe foi dado e o níquel estava no meio, logo entendo que tudo é seu”.
O velho índio, inconformado, pediu para falar:
— Eu tenho um homem bom e um homem mau dentro deste peito. O homem bom diz que o dinheiro não é meu e que devo devolvê-lo ao verdadeiro dono; o homem mau diz que ele deu o fumo, também o que estava misturado foi doado. Mas o homem bom contesta, dizendo que o fumo me foi dado, mas o dinheiro veio por engano e não é meu. O homem mau disse que devo guardar o dinheiro e comprar mais fumo com ele. Índio tentou dormir, mas o homem mau e o homem bom discutiram a noite toda e índio não dormiu bem. Depois que índio decidiu vir aqui trazer o dinheiro, está sentindo muito bem. Guarde o dinheiro para o homem”.
E saiu calmamente em direção à aldeia.”
Que Deus nos ajude a dar ouvidos ao homem bom, sempre.  Para viver em paz!!!
 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.