Cotidiano

Manual de instruções

Written by Zeneide

Certa vez ganhei um rádio-relógio e tive dificuldade ao programá-lo para despertar. Comecei a mexer nos botões e já fui logo desistindo. Meu filho, então com uns cinco anos, muito curioso, estava acompanhando tudo e disse:

– Mãe, por que você não olha no explicador?

Vi o manual de instruções ao lado da caixa, consultei-o e consegui acertar.

Uma senhora comprou uma máquina de costura bem moderna e tentou, de todas as formas, fazê-la funcionar. Voltou à loja e reclamou sobre a falta do manual. No dia seguinte, ligaram perguntando se a máquina estava boa e ela respondeu:

– Está ótima. Foi só seguir o livro!

Infelizmente nem tudo vem com o “explicador”. Por isso, precisamos refletir, ponderar, quebrar a cabeça na tentativa de tomar decisões acertadas, especialmente no que se refere a relacionamentos em geral. Nem sempre acertamos, mas nossos erros também podem nos ensinar.

Claro que filhos, alunos, cônjuges (não gosto dessa palavra!) não vêm com manual de instruções. Porém, temos uma regra de fé e prática – a Bíblia – que traz orientações para as diversas situações que enfrentamos diariamente. Se nos propusermos a consultá-la sempre, além de obter crescimento espiritual, ficaremos mais capacitados a resolver nossos conflitos, a ter maior discernimento e a direcionar nossos objetivos, submetendo-nos à soberania de Deus, que é onisciente. Por exemplo:

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele. (Prov.22:¨6)

Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino da tua mãe. (Prov. 1:8)

Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. (Efésios 6:4)

É só seguir o Livro, onde encontramos também a preciosa promessa:

Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguireu o aconselharei cuidarei de você  (Salmo 32:8)

 

 

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • Sábias palavras minha prima.
    Fê em Deus e sempre consultar o explicador máximo, a Bíblia.