Cotidiano

Do meu jeito

Written by Zeneide

 

– Arroz? Fácil! Primeiro lavo e escorro. Coloco na panela onde já refoguei cebola e alho. Mexo bem até fritar. Junto água fervendo (o dobro da medida de arroz). Acerto o sal, tampo e abaixo o fogo. Quando secar, está pronto.

– Por que água quente? Coloco água fria e fica bom do mesmo jeito.

– Eu não lavo. Não vejo necessidade.

– O meu jeito é muito mais prático. Coloco de uma vez arroz, óleo, tempero, sal, água fria, tampo a panela e deixo cozinhar. Fica ótimo.

– Tampar pra quê? Meu arroz é cozido em fogo alto, mexendo sempre, até secar.

– Mexer? Nem pensar!

– Se não usar uma cebola grandona, inteira, picada grosseiramente, não fica gostoso.

– Cebola, nunca! Alho ainda vá.

– Nem um nem outro. Prefiro sem tempero, à moda oriental.

– Arroz saboroso mesmo, só no fogão a lenha, secando lentamente.

-Fogão a lenha?! O melhor arroz do mundo é feito no micro-ondas. Rápido, sem sujeira

– Panela elétrica é muito melhor. Já experimentou?

Esse é um exemplo muito simples de como cada um tem seu jeito próprio de fazer as coisas. Muitos chegam até a brigar para provar que sua maneira de pensar, organizar, executar, é melhor que a dos outros.

Realmente, se as pessoas são tão diferentes, tiveram origem, educação e experiências diversificadas, claro que adquiriram também modos particulares de agir, que julgam ser os mais adequados. Por isso, há necessidade de muito diálogo, boa vontade e, sobretudo, respeito, para uma convivência harmoniosa. Difícil lidar com quem se acha dono da verdade!

No livro “As viagens de Gulliver”, Jonathan Swift faz uma sátira sobre os costumes. Liliput, a ilha de homens minúsculos, vive em guerra contra a ilha vizinha. Motivo? Os liliputianos achavam que o certo era partir os ovos pela parte pontiaguda e os vizinhos não concordavam. Absurdo, não?

Um dos livros do Rev. Messias Anacleto Rosa chama-se “Do jeito de Deus”. Em cada capítulo ele expõe como seria viver um aspecto da vida do modo que Deus aprova ou recomenda. Minha oração é para que Deus nos ajude a deixar de lado qualquer orgulho tolo, para viver do jeito que o agrada .

 

 

 

 

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.