Cotidiano

Tamo junto

Written by Zeneide

 

 

Tenho ouvido e visto também, nas redes sociais, a expressão tamo junto, empregada quase sempre em situações que demandam companheirismo, solidariedade, cumplicidade.

Se um projeto é elaborado com a pretensão de envolver muitas pessoas, sentir que elas abraçam a ideia, se dispõem a ajudar e realmente o fazem – esse é o sentido de estar junto. Também é possível expressar esse sentimento nas ocasiões de luto, de perdas e de tragédias. Verdade que muitos sentem-se constrangidos nessas situações, afirmando que não têm jeito para animar ou consolar. Mas, às vezes, o jeito é apenas se aproximar, visitar, ouvir, abraçar. E como isso ajuda!

Pensei nisso tudo depois de ver esse comentário no post de um amigo :”Adsumus”. Que chique – pensei – ele escreveu “tamo junto” em latim! Aí fui me informar:

Adsumus: lema do Corpo de Fuzileiros Navais – adotado a partir do seu sesquicentenário, tem em sentido próprio o significado de estar presente e em sentido figurado – Aqui estamos, refletindo a presteza e o permanente estado de prontificação dessa tropa profissional. Foi sugerido, em 1958, pela Sra. Violeta Telles Ribeiro, esposa do Almirante Fuzileiro Naval Leônidas Telles Ribeiro.

Muito bom receber apoio de familiares, de amigos verdadeiros, de irmãos na fé! Sentimo-nos revigorados, amparados, acompanhados por vibrações positivas, por orações e súplicas que nos fortalecem e nos fazem bem.

Mas, não posso encerrar sem mencionar as promessas preciosas do nosso Deus, aquele que realmente está junto, seja qual for a circunstância. Esta é uma das minhas preferidas: “Perto está o Senhor de todos os que o invocam em espírito e verdade.”

Que dizer das palavras de Jesus Cristo quando enviou seu discípulos para anunciar o Evangelho? “Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos”

Todos os dias!!! Não estamos sós! Tamo junto! Glória a Deus!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.