Cotidiano

Vaidade

Written by Zeneide

 

” Trocamos a cor dos cabelos, damos-lhes o melhor corte, e às vezes somos tão resistentes em trocar alguns pensamentos, sem notar o quanto nos enfeiam.

Colocamos óculos elegantes, lentes coloridas, mas nem sempre pomos no olhar um brilho de alegria de viver. Fazemos verdadeiros malabarismos para um rosto mais “bonito” e quase nunca lembramos de que uma expressão serena garantiria mais de meio caminho andado.

Cuidamos dos dentes, “compramos” sorriso, mas bem raramente sorrimos espontaneamente como o homem simples e sem dentes ou a criança novinha.

Fazemos musculação, ginástica localizada, “correção” de seios, mas com que pouca frequência mostramos os reais sentimentos que levamos no peito!

Obedecemos a rígidas dietas para ganhar ou perder peso, para sermos mais “elegantes”, mas não questionamos se somos uma presença leve e agradável.

Baixamos o guarda-roupa, compramos roupas novas, buscamos andar na moda, mas não nos desfazemos de alguns hábitos, costumes e crenças antigas que nada somam ao presente adquirido.

Vamos para outra casa, renovamos a mobília, trocamos de carro, mas resistimos a mudar por dentro, não tiramos o que está “velho”, não damos novas direções ao nosso mundo interior.

Mudamos nossas relações, trocamos de amigos e queremos que os amigos mudem para satisfazer nossas necessidades. Assim prosseguimos perdendo pessoas que poderiam ser bênçãos em nossas vidas.

Não estará na hora de mudarmos a nós mesmos, mais profundamente, mais amorosamente, e colhermos de graça frutos de sabedoria que existem à nossa disposição?

Que grande aventura será mudarmos um pouco por dentro toda vez que mexermos no lado de fora! O Universo sempre apóia cada mudança bem feita. Com certeza mudanças são bem vindas e necessárias mas… necessário também que ocorram paralelamente à mudança interna. Será um novo desafio a cada novo dia!

Quantas flores são empilhadas em um funeral e quantas flores a pessoa recebeu em vida? Prefiro receber uma rosa e uma palavra amiga de um(a) amigo(a) enquanto estou neste mundo, a um caminhão de coroas de flores quando eu me for.

Alegria te mantém doce, desafios te mantêm forte, tristezas te mantêm humano, falhas te mantêm humilde, sucesso te mantém reluzente. Mas, somente amigos te mantêm em movimento!

 (autoria desconhecida)

 

” Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.” (Eclesiastes 1 : 2)

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.