Cotidiano

Até as plantas agradecem!

Written by Zeneide

 

 

Estava velhinha e continuava amando as plantas, flores, especialmente. Cada vez que eu abria janela dos fundos do sobrado em que moro, via as belas rosas do seu canteiro junto à parede, que pareciam florescer o ano todo. E as orquídeas, então? Maravilha para ser degustada com os olhos.

Comentando sobre as orquídeas, dona Maria me confidenciou que as mais bonitas ela oferecia para as noras enfeitarem suas casas. Duravam bastante e, quando murchavam, elas traziam de volta e substituíam pelas que estavam produzindo novos botões.

Há quase vinte anos, quando um caminhão-cegonha derrubou uma árvore enorme em frente à casa dela, ela plantou sementes de acácia e conseguiu muitas mudas, que distribuiu para muita gente, para mim, inclusive. Então, enterrou  uma no lugar da árvore destruída. E como cuidou dessa planta! Além de regar sempre, adubou regularmente e colocou estacas para direcionar os galhos. E ela cresceu, forte. Não me lembro quanto tempo depois, a acácia começou a florescer. Para mim, na agitação diária, não pareceu muito…

Dona Maria, hoje, já passou bastante dos noventa anos e está adoentada. Suas pernas enfraqueceram e ela quase não sai de casa. Falamos com ela pela janela, de onde pode apreciar sua linda árvore florida… Tenho a impressão de que dá flores duas vezes ao ano. E é belíssima, um clarão dourado iluminando todo o quarteirão.

Um dia, uma senhora que faz faxina para ela me viu mostrando as flores para minha netinha  e comentou sobre a sujeira que as folhas e pétalas fazem na calçada. Dona Maria, mesmo com a audição prejudicada, percebeu a reclamação e meneou a cabeça. Então, falei:

– Dona Maria, a senhora percebeu que a maior parte dos galhos está voltada para a sua janela? Acho que é uma forma de gratidão por todos os cuidados que a senhora teve com sua acácia! Ela quer alegrar sua vida!

Não precisou falar nada, pois seu sorriso respondeu por ela.

Cinco anos depois, relendo o texto, devo acrescentar que minha vizinha já partiu. Porém sua árvore continua lá na calçada, alegrando os vizinhos, mesmo aqueles que não a conheceram…

 

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • São lindas, amo acácias , aliás amo todas as flores, por mais simples que sejam.Tenho no meu humilde jardim zínias, onze-horas, crista- de- galo etc.