Cotidiano

A luta não é só nossa

Written by Zeneide

 

 

Luta sugere esforço, disposição, atividade árdua, desafio, ousadia, coragem…

Respostas comuns das pessoas a quem perguntamos como estão:

– Vou indo…

– Vou levando…

– Vou caminhando…

– Vou vivendo de teimoso…

– Mais pra lá do que pra cá…

– Vou lutando…

Alguns se mostram  despreocupados, descansados, alegres. Parece que nada abala sua tranquilidade, vivem numa calmaria, num céu sem nuvens… Será mesmo? Pode até ser, ou então vivem de aparência, não suportam expor suas mazelas e fingem bem. Outros têm problemas mas negam, dizendo a si mesmos que tudo está bem.

Na verdade, fomos alertados pelo próprio Jesus Cristo de que no mundo teríamos aflições, mas que tivéssemos bom ânimo, pois poderíamos vencê-las. E a luta não é só nossa.

Não há como não lembrar Davi, pastor de ovelhas, simples e ousado. Não admitiu que zombassem do Deus de Israel, único e verdadeiro. Confiou tanto no poder do seu Deus que se encheu de determinação e foi para a luta convicto da vitória. Tão jovem, já sabia que “do Senhor é a batalha” (I Samuel 17)

Na  atualidade, quantos de nós, mesmo crendo no poder desse Deus, também enfrentam duras guerras? Somos confrontados dia a dia com sérios problemas, nas diferentes áreas da vida. Tudo parece caminhar bem quando más notícias nos bombardeiam impiedosamente, tentando nos desequilibrar e tirar nossa paz. Muito difícil manter a calma nesses momentos.

Porém, passado o impacto inicial, sentimos que só em Deus está o nosso refúgio e fortaleza, pois ele é o socorro bem presente na angústia. Então, fazemos o que sabemos ser o melhor: buscamos sua face, seu conselho, sua misericórdia. E quando nem encontramos palavras para orar, o Santo Espírito nos assiste! Assim, aos poucos, percebemos a esperança sendo injetada em nós, capacitando-nos para a luta, que também sabemos, não é só nossa.

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. (Habacuque 3:17-18)

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.