Cotidiano

Moleskines

dúvida
Por: Zeneide Ribeiro de Santana

Ela estava chegando do exterior e mandou uma mensagem para a família, falando do horário do voo e da expectativa de ver seus queridos depois de tanto tempo. No final, acrescentou: “Estou levando alguns presentes. Entre eles alguns moleskines.”
Quando o irmão mais velho leu o texto no café da manhã, comentou:
– Moleskines? Alguém sabe o que é isso?
A mãe logo falou:
– Deve ser algum tipo de lenço. Ela sabe que eu gosto muito de echarpes.
O pai divergiu:
– Não me parece isso, não. Moleskine deve ser uma espécie de moleton. Com o frio que faz por lá, ela deve ter se lembrado de aquecer a gente.
Nesse momento, o irmão caçula, muito guloso, palpitou:
– Que nada. Aposto que é chocolate, daqueles deliciosos. Hum! Tomara que ela tenha comprado bastante!
– Só você podia achar que é doce, seu gorducho! – disse a irmã do meio. Pode ser algum bichinho de estimação, parecido com porquinho da índia. Que bom! Já pensaram num casal de moleskines correndo pelo quintal? E se reproduzindo sem parar!
– Vire essa boca pra lá – cortou a mãe, já ficando zangada. Ela que me apareça com moleskines pra eu cuidar! Claro que vai sobrar pra mim… Como sempre…
Quando a diarista foi chegando, ouviu o comentário da mãe e …

– Oxente, que despautério é esse? Já disse que não trabalho em casa que tem bicho. Ainda mais desses que vem do estrangeiro… Sujeira é sujeira e fede em qualquer lugar do mundo. E com um nome desses, ainda?  Molestique, vê se pode… Nunca vi, nem quero ver…

– Moleskines, Maria! –disseram os irmãos.
– Seja lá o que for…
Nessas alturas, o irmão mais velho já tinha acessado o Google e falou:
– Chega de briga, minha gente! Ouçam:

“Moleskine (AFI: é uma marca de cadernos de notas produzida pela empresa italiana Moleskine SRL. Embora o nome aluda ao tecido de mesmo nome, moleskin, o caderno não é produzido ou revestido com ele, e sim com uma capa dura de cartão envolvida por material impermeável. Outras características que a distinguem são cantos arredondados, uma tira de elástico para mantê-la fechada (ou aberta em determinada página) e uma lombada costurada que permite que ela permaneça plana (a 180 graus) enquanto aberta.”

E o dia seguiu seu curso, cada um com o bendito moleskine pendurado em seu pensamento…

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.