Cotidiano

Beleza em nossos olhos

Written by Zeneide

 

 

“Gosto não se discute” – dizem, com razão. E como somos diferentes! “Se todos gostassem do azul, o que seria do amarelo?”  Sem dúvida.

Uma vez, numa loja de tecidos, vi um estampado tão espalhafatoso, de cores vibrantes, cítricas, incríveis. Pensei: Acho que nunca irão vender nem meio metro dessa barbaridade!  Pois não é que, na mesma hora, uma senhora mostrou-o a uma outra, dizendo:“Veja que coisa mais linda! Perfeito para uma saia rodada!”

Isso se aplica  para as preferências em geral: desde moda, culinária, artes, esportes, cores, estilos e por aí vai…

Lembro-me de um passeio pela zona rural de Serra Negra, cidade linda que oferece paisagens encantadoras por todos os lados. Ao avistar um vale verdejante de cafezais, tendo ao fundo uma casinha, com pomar e riacho – uma beleza de tirar o fôlego, comentei:

– Gente, vejam que lugar mais lindo! Só falta a moldura!

Foi aí que uma senhora, moradora de lá, que nos acompanhava, jogou um balde de água gelada:

– Você acha lindo esse buracão mais feio?!

“São nossos olhos que fazem o belo” – escreveu Mia Couto no livro Terra Sonâmbula. De fato, o conceito de beleza é muito subjetivo mesmo, mas creio que pode ser incentivado, compartilhado, especialmente com crianças pequenas, que aprendem logo a apreciar o belo na natureza.

Não dá para finalizar sem citar o saudoso Rubem Alves:

“Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes”.

 

“Adorai ao SENHOR na beleza da santidade!”

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • Realmente a beleza está nos olhos de quem vê. Parabéns.
    O pensamento do Rev. Rubem Alves é muito interessante e verdadeiro.