Cotidiano

Detalhes

Written by Zeneide

 

Nem todos se prendem aos detalhes, talvez por falta de treino. Lembro-me de ter ouvido numa palestra para professores do Ensino Fundamental sobre a importância de observar os alunos na sala de aula. Achei aquilo tão relevante que comecei a praticar no dia-a-dia, no decorrer das aulas.

Enquanto as crianças resolviam exercícios, olhava para cada uma, prestando atenção nos olhos, por exemplo. Na outra vez, nas mãos, nas orelhas, na postura, no modo de franzir a testa ou de se inclinar para ouvir melhor e assim por diante. Mães foram alertadas e alguns precisaram usar óculos, outros consultaram otorrinolaringologista ou dermatologista…

Aprendi com minha mãe, costureira, a dar atenção ao acabamento das roupas, às costuras e arremates, antes de comprar qualquer peça. Meu marido, professor de Matemática, sempre se preocupava em observar medidas, alinhamento, simetria, valor relativo de preços… Isso é contagioso!

Exageros à parte (cuidado com o TOC!), detalhes são importantes quando se quer presentear alguém para demonstrar gratidão, na apresentação de pratos num jantar especial, nas celebrações em geral, na confecção de trabalhos artesanais, entre tantas outras situações.

Nos relacionamentos, pequenas gentilezas e um sorriso acolhedor podem fazer enorme diferença, pois produzem efeitos de reciprocidade, o que gera melhora na atitude de muita gente, como reação em cadeia.

Quantas vezes ouvimos notícias de acidentes fatais, em que pessoas sobreviveram por pequenos contratempos: relógio que não despertou, pneu furado, confusão de datas ou horários… De fato, “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus“. Detalhes abençoados, esses!

No relacionamento amoroso, nada como a letra da música de  Erasmo e Roberto Carlos para retratar, como uma profecia (ou praga!), as marcas profundas que os detalhes deixam na relação:

Detalhes tão pequenos de nós dois
São coisas muito grandes pra esquecer
E a toda hora vão estar presentes
Você vai ver

“Deus está nos detalhes”  não tenho certeza sobre o autor da frase, mas creio nela. Se nos propusermos a conhecê-Lo, essa intimidade nos levará à percepção de como Ele cuida dos seus filhos, livrando-os de perigos e abençoando-os em cada detalhe dos seus caminhos. Motivo de muita gratidão!

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.