Cotidiano

Lá fora está chovendo

imagechuva

Por Zeneide Ribeiro de Santana

Lá fora está chovendo / Aqui eu vou ficar / Chuva é para pato  / Que pode se molhar” –  é  a letra da canção que costumamos cantar para filhos e netos.

Imaginemos uma noite chuvosa e fria também. Se chegamos cansados da rua, sentimos gratidão pelo conforto da casa, pelo alimento recém-preparado, pelo bem-estar, enfim. Quem teria vontade ou coragem de sair novamente com esse tempo? Além do cansaço, da preguiça, não seria uma temeridade se arriscar a apanhar uma gripe, uma pneumonia, quem sabe?

Lá fora está chovendo, mas eu vou ficar aqui no comodismo do meu cantinho aquecido e bem merecido, aliás. Para que me esforço, trabalho tanto, economizo? Não é para ter direito a ver supridas minhas necessidades básicas? E as da minha família também, claro!

Porém, repentinamente, uma martelada me atinge o cérebro: “E os moradores de Mariana? Queriam se molhar? Estavam preparados para aquela tempestade de lama que não apenas surpreendeu, mas destruiu vidas, casas e sonhos?”

Lá fora está chovendo… e eu vou ficar aqui? Que culpa tenho dessa tragédia toda? Não sou responsável pelos desmandos da ambição sem limites dos que só se preocupam com lucros! Eles que resolvam isso, que tomem chuva, que se explodam! Eles e todos os que se mergulharam no mar de corrupção que enlameia o país todo. Que revolta me dá isso, meu Deus!

Lá fora está chovendo lama, sim! Em Minas Gerais, em Brasília, na França e em tantos lugares… Na verdade não posso ficar aqui no meu conforto…

O jovem pastor Eder Jone, liderou entre os teens  da nossa comunidade uma campanha em que, com fotos de rosto pintado, se espalharam pelo Facebook. Obtiveram a adesão de algumas escolas da cidade e estão fazendo sua parte:

A lama é nossa.
Galera. Está na hora de orar e agir. Nos ajude a arrecadar água para a região de Mariana-MG. Você pode deixar sua doação na Rua Giovanni Peruchi 332. Igreja Presbiteriana Independente.
Deus abençoe.
Nos ajude a compartilhar.
‪#‎orareagir‬

Pois é! Preciso sair à chuva, pois a lama é minha também. Meninos, ainda dá tempo de colaborar?

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.