Cotidiano Esperança

Não desperdice seus fracassos

Written by Zeneide

 

Será que não há tema melhor para reflexão? Ô palavra feia, negativa, de baixo astral! Para mim, sugere queda, ruptura, quebra de expectativa, sonho que falhou, decepção, enfim.

Claro, há muitas circunstâncias em que é possível fracassar: negócios, projetos, empreendimentos financeiros, relacionamentos… Todos muito amargos e deprimentes.

Esse tema me foi sugerido pela frase que li num texto de Max Lucado: “Não desperdice seus fracassos!

Interessante! – pensei. O que mais queremos quando falha a esperança é esquecer o episódio. Desejamos mesmo deletar, enterrar, esquecer totalmente o que nos causou frustração.

Refletindo melhor, só não erra quem não tenta realizar alguma coisa. E, nestes tempos de contenção, nada pode ser desperdiçado, nem mesmo os fracassos, pois eles nos ensinam e nos ajudam a redirecionar os passos.

Fracasso significa apenas hora de reavaliar e redesenhar o caminho.

Thomas Edison, considerado incapaz na infância, foi instruído pela mãe, quase perdeu a audição e, pelos estudos, esforços e perseverança incomuns, tornou-se  o famoso inventor da lâmpada e de tantos outros produtos. Afirmou que sua genialidade devia-se a 1% de inspiração e a 99% de transpiração. Aprendeu muito com suas numerosas tentativas que falharam. Não desperdiçou seus fracassos.

Personagens bíblicos como Davi e Jonas, que tiveram quedas feias em sua trajetória, conseguiram se recuperar e tomar novos rumos que os reabilitaram.

Escreve  Max Lucado: “Não desperdice os seus fracassos deixando de aprender com eles. Levante-se! Deus não o esqueceu. Levante a cabeça. Você nunca sabe quanta coisa boa o espera.”

Nestes tempos estranhos e complicados, quando experiências novas e antigas se chocam, erros são cometidos e muitas vezes o fracasso pode nos surpreender.

Cada um de nós tem na lembrança algo que deu errado na vida pessoal ou profissional. Não vamos desprezar esses erros, mas utilizá-los como aprendizado para que haja mais reflexão, realinhamento, novas e melhores escolhas e, consequentemente, mais oportunidades de sucesso.

.Que assim Deus nos abençoe.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.