Cotidiano

Pegadas

Written by Zeneide

 

No livro “Mulheres de Cinzas”, Mia Couto relata um caso ocorrido numa família de Moçambique. Pai e filho se desentenderam a tal ponto, que o jovem saiu de casa. Mas não foi muito longe. À noite, vinha sorrateiramente até a casa, pois a mãe, misericordiosa, deixava nas imediações um prato de comida para ele. De manhã, o pai saía à procura de pegadas, pois achava que estavam rondando o galinheiro, além de outras suposições supersticiosas que preocupavam o povo daquela aldeia.

Pegadas denunciam, fornecem pistas, servem para que se desvendem mistérios e até mesmo crimes. São alvos de investigação criminal.

“Pegadas na areia” é um conhecido texto em que, metaforicamente, se mostra o amor de Deus por seus filhos. A ausência delas nos momentos de maior dificuldade revela que a pessoa estava sendo carregada no colo naquelas circunstâncias.

No decorrer da vida, seguimos, talvez até inconscientemente, as pegadas dos nossos antepassados. “Puxamos” características físicas, gestos, jeitos de sorrir, de franzir a testa, de caminhar… Muitos filhos seguem a mesma profissão dos pais ou dão continuidade a negócios ou empresas que estão há tempos na família. Tanto os bons como os maus exemplos podem ser assimilados e transmitidos às gerações futuras.

Conta-se que um pai disse ao filho:

– Tenha cuidado por onde caminha!

E o filho respondeu:

– Cuidado você, papai! Lembre que sempre sigo os seus passos.

Diante de tantas turbulências que estão ocorrendo no cenário mundial, que tanto nos entristecem, seria bom refletir sobre dois aspectos. Primeiro, que pegadas estamos seguindo? Serão passos que percorrem caminhos adequados? Levam para destinos certeiros? Segundo: que pegadas estamos deixando? Confiáveis? Seguras? Exemplares? Grande a nossa responsabilidade!

Creio que o melhor é acatar o conselho daquele que pode nos conduzir “às veredas tranquilas” e “nos guiar nas veredas da justiça.” (Salmo 23) . Aquele mesmo que prometeu:”Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.” (Salmo 32:8)

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.