Cotidiano

Nem tudo envelhece

Written by Zeneide

 

“Nós, brasileiros, temos provavelmente o melhor sistema de filtragem de água nas mãos, há muito tempo, e nem mesmo sabíamos disso. Pesquisas norte-americanas apontaram que os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose, um parasita causador de doenças.” 

Entretanto, há tempos caiu em desuso, pelo aparecimento de filtros modernos, com carvão ativado e a febre do consumo da água mineral engarrafada.

Rolam pela internet postagens com fotos de ferro de passar roupas aquecidos  com brasas, máquina de moer carne, torrador manual de café, escovão, enceradeira, máquina de escrever, mimeógrafo, propagandas e músicas antigas, entre outras tantas. E depois, a pergunta: “Você se lembra?”

– Então, você é velho!

Pois eu conheci tudo isso e acho ótimo ter vivido o período de transição para o império da tecnologia que vem transformando conceitos e estilos de vida. É bom poder falar: “Sim, eu me lembro!”, “Sim, usei muito isso!” Sim, era assim mesmo que minha avó fazia…” Mesmo que nesses comentários transpareça um misto de saudosismo, de lamento ou até de orgulho…

Realmente são espantosas as mudanças por que o mundo passou em tão pouco tempo! Novidades não param de surgir, deixando ultrapassados tantos objetos e costumes. De repente nos vemos deslocados no tempo e no espaço e ai de nós se não nos mantivermos atualizados!

Porém, algo não envelhece, não sai de moda nem pode ser descartado: o sentimento que une (ou deveria unir) as pessoas. Por mais moderna que se torne a civilização, o amor continua sendo o elo principal na relação familiar, aquilo que move corações, aquece a alma e reacende esperanças.

Que toda modernidade, já chamada de pós-modernidade, não nos prive desse sentimento que nasceu no coração de Deus, que é a essência do próprio amor. Que saibamos usufruir dele e reparti-lo com generosidade!

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”   

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.