Cotidiano

Você já reclamou hoje?

Written by Zeneide

Compartilhando um texto do Presbítero André Sanchez:

A nossa natureza humana nos ensina a reclamar de tudo. Já nascemos chorando, não é verdade? A nossa sociedade também tem a sua contribuição nisso tudo, afinal; olhe ao seu redor, veja se tem alguém reclamando. Provavelmente vai achar muitos. Agora veja se tem alguém agradecendo. Provavelmente vai achar poucos.

E você, já reclamou de alguma coisa hoje? Parece que a reclamação nos dá uma satisfação interior, um escape para aquilo que estamos sentindo. Se não reclamarmos de alguma coisa ou de alguém, parece que vamos explodir.

Reclamar, em tese, não é pecado. Inclusive, muitas coisas só funcionam nesse nosso mundo quando reclamamos. E nós também muitas vezes só nos movimentamos ouvindo as reclamações de outros contra nós. Se o bebê não chorasse de fome, muitos pais não iriam lembrar que têm de dar de comer a ele. Esse é o nosso mundo.

O problema é quando a reclamação venda nossos olhos para as bênçãos que Deus opera em nós e por nós diariamente. Viramos mal agradecidos que reclamam de tudo e por isso viramos também injustos. Tornamos-nos murmuradores e ingratos.  Ai sim, estamos pecando.

Foi o problema de Israel no deserto. Havia muitos motivos para insatisfação, ninguém nega isso, mas havia também motivos ainda maiores para confiar em Deus e dar graças por tudo que já tinha feito, que estava fazendo e que prometeu fazer. O deserto estava difícil, ninguém duvida, mas Deus providenciou água, comida, abriu um mar para salvar o povo… Por tudo isso, a ingratidão é um pecado que Deus não aceita.

Não foi à toa que a paciência (grandiosa) de Deus se esgotou diante de um povo que se guiava apenas pelas reclamações e nunca pela gratidão: “Nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá.” (Nm 14. 22-23)

O desafio que Deus nos dá diariamente é: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1 Tessalonisenses 5.18)

Isso não significa tapar os nossos olhos para as intempéries da vida, ser um alienado, ficar calado perante tudo, mas é olhar para tudo que acontece e reconhecer que existe um “para quê”. Deus está no controle, não é à toa que Ele é chamado de Soberano. Deus não está sendo surpreendido pelos acontecimentos. Ele cuida de nós, nos ama, nos fortalece…

Que a gratidão tome o lugar da reclamação sem fundamentos e injusta! Que a pergunta seja outra e a resposta também: Você já agradeceu hoje?

www.esbocandoideias.com

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.