Cotidiano

Casca grossa

Written by Zeneide

Descascar frutas ou legumes pode ser uma atividade prazerosa, ou não.

Lembro-me da minha sogra, D. Teresa, com quem convivi apenas uma ano, com um pano de prato no colo, descascando várias laranjas e distribuindo-as pelos filhos e pelas visitas. Fazia isso com muita habilidade e com um sorriso no rosto simpático.

O sogro da minha irmã, Sr.Jatir, que também partiu cedo, realizava a mesma tarefa paciente e alegremente, oferecendo laranjas descascadas aos sete filhos, à esposa e eventuais visitas. Bons tempos aqueles, quando não se usavam agrotóxicos e as frutas eram mais saudáveis e perfumadas!

Descascar legumes pode ser facilitado com a ajuda de aparelhinhos. Já, certos tipos de abóbora dão um trabalho insano. Talvez por isso a expressão casca grossa tem conotação negativa, aplicada a pessoas rudes no trato. São os “sem noção”, rápidos para responder com grosseria, que parecem até gostar de exibir seu comportamento deplorável: “Comigo é assim mesmo! Não levo desaforo para casa. Se não gostou, azar o seu!”

Penso que, no fundo, pessoas assim não são muito felizes. Por baixo dessa casca grossa pode haver muita amargura, frustração e falta de afeto. Possivelmente não tiveram bons exemplos e, talvez por isso, se defendem com essa carapaça terrível, tratando os outros “com casca e tudo”.

Entretanto, até pessoas mais cultas, que ocupam altas posições na sociedade costumam extrapolar, como ocorre frequentemente nos debates políticos ou sessões plenárias na Câmara e no Senado. Lamentável! Dizem que pessoa chata é como pão de forma: quadrada e casca grossa…

Se considerarmos o fato de que as pessoas são diferentes de nós e prestarmos atenção na recomendação de Paulo, o apóstolo: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, talvez sejamos capazes de desenvolver tolerância uns com os outros.

Não é fácil, mas precisamos nos esforçar para amar tanto os gente fina como os casca grossa, que às vezes conhecemos bem de perto.

Deus nos ajude nesse propósito e não permita que sejamos nós os insuportáveis do nosso grupo.

 

 

 

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.