Lições

Travessia

Written by Zeneide

Sempre gostei desta música do Míllton Nascimento. Não da letra toda…

Quando você foi embora fez-se noite em meu viver
Forte eu sou, mas não tem jeito
Hoje eu tenho que chorar
Minha casa não é minha e nem é meu este lugar
Estou só e não resisto, muito tenho pra falar

Travessia é um título bem simbólico, se considerarmos nossa trajetória na vida. Porém, ontem, relendo a passagem bíblica de Marcos 4: 35-41, percebi que o próprio Mestre convida para a travessia, quando diz: “Vamos para o outro lado” e os discípulos embarcaram com ele.

Nessa travessia com Jesus Cristo aprendemos algumas lições:

– “Eles o levaram no barco, assim como estava“. Não houve preparativos; ninguém se preparou para a partida. Ele está sempre pronto para acompanhar, sem demora alguma. Basta aceitar seu convite.

– A presença de Jesus no barco não impediu que a tempestade se aproximasse, o que causou imenso temor em todos os navegantes. O mesmo acontece na vida: mesmo bem perto do Mestre, não estamos livres de problemas, angústias e perigos. Ele mesmo alertou que no mundo teríamos aflições.

– Jesus não abandona o barco. Continua ali na companhia dos apavorados discípulos. Mesmo que eles o censurassem por dormir e não se importar com eles, acalma a tempestade e restabelece a paz nos corações amedrontados. E não é assim nas diferentes etapas da nossa caminhada? Apesar de expostos às adversidades, podemos contar com a ajuda daquele que tem o poder e é soberano para agir na hora apropriada.

-A presença de Jesus nessa nossa travessia faz toda a diferença. Ainda que dificuldades, doenças ou a dor da separação produzam trevas em nossa vida, essa escuridão será momentânea, pois poderá ser desfeita pela luz do Mestre incomparável, aquele a quem o vento e o mar obedecem.

Fica conosco, Senhor, e fortalece a nossa fé!

 

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.