Cotidiano

Aniversário de quem?

Written by Zeneide

 

“Certa vez havia uma família que comemorava o Natal cada ano com um aniversário para Jesus. Uma cadeira extra era colocada em honra de Jesus. Um bolo com velas expressava a alegria da família que cantava “Parabéns Para Você”.

Um ano, um visitante perguntou à filha Rute de cinco anos: “Você recebeu tudo que queria para o Natal”?

Depois de um momento ela respondeu “Não, mas não é meu aniversário!”

 

Será que alguém recebe mesmo tudo o que quer, no Natal, nos outros dias festivos, ou na vida?

Somos muito bons em querer coisas, traçar metas, sonhar alto… Normal, acho. Claro que  devemos correr atrás dos objetivos, pensar em ascensão em todas as áreas. Estamos sempre querendo mais. Pode ser até que muitos desses sonhos se realizem, talvez nem sempre do jeito que foram idealizados. E como é doce o gosto da vitória, o sabor do esforço recompensado, do valor reconhecido!

Natal, final de ano, datas propícias para retrospectivas, balanços financeiros e emocionais. É também tempo de refletir e de agradecer cada momento vivido. “Em tudo dai graças” – é a recomendação bíblica. Tudo mesmo? E a dor, a separação, a perda irreparável? Como agradecer pela dolorosa passagem pelo vale da sombra da morte?

Com o devido respeito pelo tempo necessário para assimilar o sofrimento, é preciso agradecer porque nesse período tão difícil não estivemos sós. Tivemos, mesmo à distância, a companhia  dos amigos e familiares e, acima de tudo, das suaves consolações do Espírito Santo que nos sustenta e ampara.

Realmente, Natal é celebração, é momento de presentear o aniversariante, Jesus Cristo, pois somos agraciados todos os dias com as misericórdias do Senhor que se renovam cada manhã.

Que tal traçar metas simples para o ano novo? Por exemplo: ser mais gentil consigo mesmo e com o próximo, demonstrar mais gratidão e estar mais disponível para ajudar quem precisa… Quem sabe, por nossa causa, 2021  pode ser um ano mais abençoado?

 

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.