Cotidiano Lições

O melhor presente

Written by Zeneide

 

Um jovem e bem-sucedido advogado disse: “O maior presente que já recebi foi uma pequena caixa que meu pai me deu num Natal. Dentro estava um recado: ‘Filho, este ano eu lhe darei 365 horas, uma hora a cada dia depois do jantar. É sua. Falaremos daquilo que você quiser falar, iremos por onde você quiser ir, brincaremos o que você quiser brincar. Será sua hora!’ Meu pai não somente guardou aquela promessa”, disse o advogado, “Mas, a cada ano ele a renovou – e é o melhor presente que recebi na minha vida. Eu sou o resultado do tempo dele.” (Enciclopédia de 7700 ilustrações) Garland TX: Bible Communications).

De fato, cada um de nós é o resultado do tempo que alguém nos dedicou: pais, mestres, amigos, líderes, colegas e amigos. Claro que nem todos na mesma proporção e com o mesmo interesse. Também creio que, muitas vezes, faltou quantidade, mas sobrou qualidade no pouco tempo que nos dedicaram.

Com a agitação frenética dos dias acelerados, o sentimento de culpa importuna muitos pais que não conseguem se dedicar aos filhos como desejariam. Alguns procuram compensar isso com presentes caros, mas, felizmente, há os que conseguem transformar cada minuto num relacionamento prazeroso que será parte importante da memória afetiva da criança.

Exemplifico com a lembrança de um dia longínquo, com cinco ou seis anos, quando minha mãe se permitiu sentar-se com as três filhas no quintal, debaixo da parreira, na casa da avó Carolina. Pegou palhas de milho e, jeitosamente, as enrolou num sabugo, amarrando-as para formarem bonecas, com cabelo e tudo. Pintou olhinhos com carvão e nos deixou encantadas com os brinquedos improvisados.

Dos poucos brinquedos que tive, nenhum deixou uma recordação mais preciosa que essa bonequinha feita pelas mãos da minha mãe tão atarefada, que logo se levantou  para voltar às lidas domésticas.

Senhor, o tempo é um presente igualitário, que todos recebemos de ti. Por isso pedimos  que todas as horas dos 365 dias que ganharemos em 2023 sejam utilizadas com sabedoria e gratidão.

Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.” ( Prov. 17:17)

 

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.