Cotidiano Recordações

O assobio de Deus

sol
Written by Zeneide

 

Ontem estava num supermercado escolhendo algumas frutas, quando ouvi um assobio que penetrou no fundo da minha alma. Aturdida, como uma insensata, comecei a olhar para os lados. Logo avistei um rapaz conduzindo caixas num carrinho, desses que fazem reposição nas prateleiras. Ele parou e acenou para o moço que o chamava daquele modo. Observei os dois conversando, sem a menor ideia do enorme abalo que provocaram em mim

Não faz tanto tempo que parei de ouvir um som muito semelhante, mas inimitável.

O Gil assobiava sempre, acompanhando alguma música que eu cantarolava distraída, ou para chamar alguém. As crianças o ouviam de longe e vinham correndo, especialmente quando era para um passeio ou para tomar sorvete. Chegava a fazer perguntas assobiando de modo tão inteligível que eu me pegava respondendo normalmente, sem achar estranho… Creio que era sua forma de extravasar os sentimentos, já que nãos os expressava muito em palavras.

Dizem que quem sabe assobiar também tem voz afinada. Não sei se é algo inato ou se é o exercício que faz bons assobiadores. Não sou boa nisso, mas acho que todos conhecem alguém perito nessa arte.

Interessante que meus  filhos, que também são pais, hoje assobiam do mesmo modo e os pequenos reconhecem esse som.

Seurpreendi-me ao saber que o uso do assobio também aparece na Bíblia, onde Deus é descrito como o pastor que assobia para o seu rebanho. Essa imagem poderia ser o que o profeta tinha em mente ao descrever como Deus um dia assobiará para trazer um povo errante e disperso de volta para si:

Eu lhes assobiarei, e os ajuntarei, porque eu os tenho remido; e multiplicar-se-ão como antes se tinham multiplicado ( Zacarias 10:8 )

Que, assim como as ovelhas, saibamos distinguir a voz do Bom Pastor, sempre disponível a acolher com amor os que dele se aproximam ou que desejam se reaproximar.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

Leave a Comment