Cotidiano

Faculdade do Contentamento

Written by Zeneide

Se dizemos que aprendemos alguma coisa, subentende-se que não sabíamos antes. Tão óbvio! O aprendizado implica determinação, vontade. Muitas vezes  resistimos, desistimos, fugimos mesmo da busca de novos conhecimentos.

“Quanto mais eu souber, mais exigirão de mim! Com certeza, serei ainda mais explorado no trabalho”. Já ouvi essa frase, acreditem! Como pode alguém pensar dessa forma, acomodar-se tanto? Será que não percebe que aperfeiçoar-se, tornar-se excelente no seu ramo de atividade pode trazer benefícios em vários aspectos?

A própria vida é um aprendizado constante e é pena que nem sempre aproveitemos as oportunidades de adquirir conhecimentos, mesmo nas piores circunstâncias por que passamos. Muitas vezes perdemos essas chances porque preferimos ficar lamentando, murmurando e nos vitimizando…

“Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”. (Filipenses 4.11-13) 

Provavelmente você já tenha ouvido este verso bíblico. 

As aplicações mais comuns são essas: Tudo posso TER, FAZER, ADQUIRIR, CONQUISTAR, PROSPERAR naquele que me fortalece.

Bem, não é nada disto! O que o Apóstolo disse foi: Tudo posso ADMINISTRAR naquele que me fortalece 

Quando o apóstolo Paulo escreveu isso, estava preso, com uma sentença de morte pairando sobre sua cabeça e já havia passado por situações terríveis, de perseguição, injustiça e sofrimentos sem conta. E ele afirma que APRENDEU a viver contente.

– Ele APRENDEU, porque Cristo o fortalecia.
– A VIVER CONTENTE, porque Cristo o fortalecia.
– EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO, porque Cristo o fortalecia.                 

Como qualquer outro ser humano, o cristão sofre adversidades. Dias escuros e nebulosos chegam sem avisar, como as tempestades de verão. Abundância e escassez se alternam em nossas vidas, bem como honrarias e humilhações. Por isso, nossa disponibilidade para aprender pode fazer toda a diferença.

Charles Spurgeon, num ótimo texto sobre esse versículo, refere-se à “Faculdade do Contentamento”. Gostei tanto da ideia que resolvi me matricular nela. Não precisa prestar vestibular, não depende da nota do ENEM e é totalmente gratuita. Quem quer ser meu colega nesse curso?

 

Observação: A parte que está em itálico foi baseada no texto “Aprendi a viver contente”, transcrita de  http://www.sitedopastor.com.br

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.