Cotidiano

Posso ajudar?

Written by Zeneide

Cartazes e camisetas em locais de atendimento ao público costumam trazer a inscrição “Posso ajudar?” ou “Que posso fazer por você hoje?”

É bom encontrar essa disponibilidade, principalmente quando se está com dúvida ou precisando de um esclarecimento imediato. Esse oferecimento chega como uma bênção e tem o poder de evitar estresse e economizar tempo.

Há mais de dois mil anos, Jesus já se aproximava das pessoas necessitadas e perguntava:“Que queres que eu te faça?”

Ele, que conhece profundamente o ser humano, com suas limitações, suas falhas e seus sonhos mais secretos, nem precisaria perguntar nada… Entretanto, é importante verbalizar nossos desejos, pois relacionamento envolve troca, diálogo, intimidade. É importante falar o que queremos e submeter esse querer à vontade daquele que sabe o que é mais relevante para nós naquele momento.

A pergunta de Jesus não é formal, nem rotineira, muito menos superficial. Ele demonstra real interesse, intenção autêntica de abençoar os que dele se aproximam e o aceitam como amigo e salvador. Sua oferta nasce da íntima compaixão que sente pelos marginalizados, pelos desvalidos e pelos sofredores em geral. Ninguém melhor que Jesus para entender dores e aflições, pelo fato de tê-las experimentado na própria carne.

Seus convites são claros e objetivos:

Que queres que Eu te faça?”- Marcos 10:51
” Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”- Mateus 28:11
– “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” – Mt 11:29
– “Queres ficar são?” – Jo 5:6
– “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” -Apocalipse 3:20
–  “Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo” – Mateus 25:34
Vamos nos lembrar disso nas várias circunstâncias por que passamos, especialmente nestes tempos de incerteza e de tanta preocupação que abrangem o mundo todo.
Precisamos de ajuda, sim, por mais autossuficientes que queiramos ser ou parecer. Precisamos de mais sabedoria, de mais fé, de mais esperança.
Senhor, que tua mão poderosa nos ampare na nossa fragilidade! Amém!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.