Cotidiano

Um desafio

Written by Zeneide

“Conheci um homem que todos os dias se dava um presente. Nunca, absolutamente nunca, gastava dinheiro com os presentes. Dizia ele que ao se presentear era obrigado a olhar ao seu redor e descobrir alguma coisa, situação ou possibilidade que estavam esquecidos ou não percebidos.

Ano após ano aprendeu a descobrir todas as potencialidades que estavam presentes em sua vida; e não as desperdiçava. Ele conquistou a paz e a felicidade de modo simples e objetivo.

Que tal tentar fazer o mesmo por apenas trinta dias?

Convide outras pessoas para esse desafio.”

Regis Mesquita  em http://www.psicologiaracional.com.br

 

Um presente por dia? Pelo que entendo, não precisa ser necessariamente um objeto, algo material. Então, resolvi aceitar o desafio. Por que não? Afinal, se é para ganhar presente… não importa qual seja o doador.

Pensei em fazer uma retrospectiva. Antes de ontem, por exemplo, varrendo, vi um brilho embaixo da cama. Nem acreditei que era meu brinco de estimação, presente da Natália que havia perdido na rua, como pensava,  pois tinha voltado só com um deles. Peguei o outro e agora estão de volta nas minhas orelhas… Fiquei tão feliz por recuperá-lo que o considero um presente em dobro.

Ontem, precisava ir à farmácia de manipulação. Começou a chover forte e, então, consegui encomendar via Wattsap, com preço bem menor que o da farmácia vizinha. Além de ter economizado dinheiro e tempo, não precisei me molhar. Não foi um belo presente?

Hoje fiz uma visita a uma amiga aniversariante. Quando saía de lá, já à noitinha, chegou a sobrinha dela, que mora aqui perto. Gentilmente me ofereceu carona e eis-me aqui mais cedo, escrevendo este texto.

E aquele pôr-do-sol maravilhoso que tanto me encantou? O sabor do caqui madurinho? A gargalhada dos meus netos? A música daquele CD antigo que descobri numa caixa de guardados, junto com um bilhetinho carinhoso da minha filha quando era criança? E nem falei do outro antúrio vermelho que desabrochou naquele vaso que recolhi da lixeira…

Pelo que percebi, é só prestar atenção nos presente diários que nos damos ou recebemos de outras pessoas. Sem esquecer nunca que “O Senhor é o galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).

Como não sentir gratidão?

 

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.