Cotidiano Lições

Terreno plano

Written by Zeneide

A montanha é atraente para muitos. E simbólica também, útil para comparações e metáforas. Alguns exemplos:

“Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”  (Provérbio)

 “…se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’, e ela irá.” (Mateus 17:20)

“Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores” (Cora Coralina)

Bastante utilizada nas hipérboles: montanha de papéis, de problemas, de dinheiro, de cobertas, montanha de tudo…

Há quem se encante tanto que decide virar alpinista. Conheço uma moça que se apaixonou  por esse esporte e por um alpinista profissional ao ponto de deixar seu ótimo emprego em São Paulo e se casar com ele. Hoje vive na Argentina e já têm uma filhinha.

Pessoalmente, amo as montanhas de Serra Negra, cidade linda, seja lá por qualquer ângulo que se prefira olhar. Entretanto, se for a pé, gosto mais de andar pelo centro, que é plano…

Outro dia precisei ir para lá, de ônibus, para fazer um licenciamento no Ciretran, que é bem longe do centro. De lá devia me dirigir ao Correio, no outro extremo. Fui informada de que o ônibus só passaria dali a uma hora. Nem um taxi à vista. Então, “vamos lá” – pensei. E fui caminhando; ainda bem que era uma descida!

Quando tive de escolher seguir em frente ou virar à esquerda, fiquei em dúvida, mas, num impulso, mudei o rumo e prossegui. Na metade do quarteirão  um Fusca amarelo foi parando ao meu lado. Olhei e vi minha amiga Rose, que fez questão de me levar ao correio e aonde mais precisasse.

Em consequência, tudo se resolveu rapidamente e consegui tomar o ônibus de volta para São Paulo na mesma tarde. Fiquei muito grata pelo “anjo ruivo” que Deus colocou no meu caminho para me ajudar com a carona. Sei que tudo isso não aconteceu por acaso, porque havia orado, bem de manhã, pedindo por essa viagem.

Hoje me deparei com este versículo postado pela amiga Marly:

Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.” Salmo 143:10 

Assim como, naquele dia, estou certa de que realmente Deus pode aplainar nosso caminho em qualquer ocasião ou circunstância. Seja qual for o tamanho da montanha!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.