Cotidiano

Eu só confio no Senhor

Written by Zeneide

A toda hora somos informados de que é preciso ouvir as pessoas. Falar demais ou fora da hora é prejudicial a qualquer tipo de relacionamento. Responder ou palpitar antes que o interlocutor termine seu raciocínio é pura falta de educação.  E por aí vai. Não discordo, absolutamente.

Claro que falar menos economiza muita dor de cabeça, evita mal-entendidos e previne discussões desnecessárias.

Pensando em tudo isso, com o tempo fui adquirindo o hábito de não expor meus sentimentos. É muito difícil me expressar verbalmente sobre o que vai lá no íntimo, na parte mais profunda onde mora a dor e a saudade tenta se esconder. Quase impossível.

Não consigo expressar com palavras as emoções mais caras, pois tenho a impressão de que iriam me ouvir julgando ou desprezando os sentimentos que compartilhasse. Além disso, como saber que tudo não seria espalhado aos quatro ventos, com alterações ou acréscimos? Talvez, por isso mesmo, tenha escolhido as palavras escritas…

Então, no caso de alguém tentar forçar confidências, estou ficando perita em desviar o assunto, em reverter o interrogatório, educadamente.

Falta de confiança – dirão, talvez com alguma razão, apesar de saber a importância de ser ou ter confidente leal e sincero.

Mas, na realidade, é possível que isso aconteça porque sou excessivamente observadora. Já vi muita história contada sigilosamente ser divulgada sem pudor. Já ouvi o relato de casos particulares serem expostos em público, em tom irônico ou de zombaria.  Até houve quem me confidenciou algo pedindo maior segredo e depois, a própria pessoa contou tudo aquilo para quem quisesse ouvir…

Então, prefiro confiar o que sinto ao Senhor, em oração. Como é bom saber que ele ouve, entende, perdoa, conforta, ensina e abençoa! Nele está minha confiança plena e a esperança de que a resposta chegue no momento oportuno. Só por acreditar nisso, minha alma fica em paz .

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • OI Dona Zeneide

    Bom eu já há muito tempo venho aqui em seu blog, tenho ele nos meus favoritos e toda semana venho para ler as novas postagem e saio daqui sempre edificada.
    Eu também não falo de mim ou da minha vida, meus sentimentos a ninguém, somente a meu esposo e a Deus, pois sei que tanto meu esposo como o Senhor me ama e não irá me expor, me condenar ou algo do tipo.

    Abraços

    Irene

    • Boa noite, Irene!

      Que bom saber que você acompanha minhas publicações! Mesmo deixando de se expor, a gente pode ouvir e ajudar os outros, não é? Muito obrigada pelo seu comentário. Que Deus abençoe você e seu esposo com saúde, paz e alegria. Um grande abraço.