Lições

Não temerei

não temerei

Por: Zeneide Ribeiro de Santana

Uma colega  lecionou, faz tempo, na zona rural. Dormia num quarto que ficava entre a cozinha e a despensa de uma casa antiga, sem forro.

Numa noite, a família que a hospedava recebeu visitas e, como era costume, ficaram horas conversando na cozinha, em volta de um braseiro, pois fazia frio. A professorinha  pediu licença e foi deitar-se, mas ouvia tudo o que diziam. De repente, começaram a falar sobre cobras, seu maior pavor. Cada um contava uma história mais escabrosa ( ou seria “escobrosa”? ) que o outro. Mesmo depois que as visitas saíram e tudo ficou quieto, em total escuridão, ela não conseguia dormir. Ficava lembrando detalhes daqueles casos e se encolhia de puro medo. O pior foi quando algo despencou lá de cima e caiu nos seus pés, sobre o cobertor. Gritou apavorada e pulou da cama, no maior escarcéu, pedindo para matarem a cobra. Luzes se acenderam e todos correram para lá. A dona da casa, então, pegou a cobra que, na verdade, era um pedação de linguiça que ela mesma fazia  e pendurava num varalzinho alto, para defumar. O caso virou lenda naquele sítio…

Impossível alguém afirmar sinceramente que nunca sentiu medo. Se não foi o temor das coisas palpáveis, naturalmente já experimentou o temor do desconhecido, dos compromissos, da decepção. Que pai  família não receia perder o emprego e não mais poder sustentar os filhos ?

Dizem que o ser humano teme aquilo que desconhece. Por isso, creio que a insegurança é um dos fatores que nos predispõem para uma situação psicológica de intranquilidade.

Entretanto, encontramos muitos textos na Bíblia que são verdadeiros antídotos contra o medo. Por exemplo:” Não temerei ainda que a Terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares, ainda que as águas tumultuem e espumejem, e na sua fúria os montes se estremeçam”  (Salmo 46), onde o salmista afirma que “Deus é o nosso refúgio e fortaleza” . Ou então:” Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam” (Salmo 23: 4)

A receita para vencer o medo é confiar no Senhor, buscá-lo em primeiro lugar e o medo irá se afastando gradativamente para dar lugar à paz de espírito, tão ardentemente desejada por todos nós.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.