Reinar : – do latim regnare, v. intr. governar um reino, ser rei em exercício; fig., predominar, dominar, ter influência.
Uma mãe, ainda amargurada pelo divórcio recente, me confidenciou sobre o ex- marido: “Ele veio buscar nossa filha, todo carinhoso, chamando-a de Princesa. Sempre gostou de contar vantagem, de se mostrar superior… Claro que, se ela é princesa, significa que ele, o pai, é rei! O rei na barriga, isso é o que ele tem!”
Reinar também pode ser sinônimo de brincar, folgar, fazer travessuras: “As crianças ainda estão reinando lá no quintal.” Quem não se lembra do livro delicioso, Reinações de Narizinho, em que Monteiro Lobato relata as aventuras de Emília, a boneca falante?
Para nós, brasileiros, que só sabemos dos nossos Imperadores pela História, apenas os reinos estrangeiros e os de contos de fadas são familiares.
Agora, em pleno mês do Natal, celebramos mais uma vez o nascimento daquele que é o Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, a cujo reino desejamos pertencer. E, por mais paradoxal que pareça, esse Rei nasceu numa estrebaria, viveu humildemente, portando-se como servo, sofreu humilhações, morreu e ressuscitou para garantir um lugar junto ao seu trono aos que o recebem como Salvador.
Que a presença de Jesus Cristo em nós seja real, no duplo sentido da palavra e que, como súditos leais, participemos com alegria do seu Staff neste mundo tão necessitado de paz e de amor. Sobretudo, que possamos nos expressar sinceramente, como Paulo César Baruk , na letra deste cântico:
Sobre toda a terra Tu és o Rei
Sobre as montanhas e o pôr- do- sol
Uma coisa só, meu desejo é:
Vem reinar em mim Senhor
Reina em mim, com teu poder
Sobre a escuridão, sobre os sonhos meus!
Tu és o Senhor de tudo que sou
Vem reinar em mim, Senhor!
Com certeza, se o Senhor reinar em nós, seremos abençoados e teremos condições de abençoar as pessoas que nos cercam.
Lindo texto!!!! Muito atual e oportuno!
Obrigada, Marlene! Oportuno para todas as épocas do ano. Abraço.