Cotidiano

De manhã

Written by Zeneide

 

Por: Zeneide Ribeiro de Santana

No melhor do sono, toca o despertador, esse chato! Frio, barulho da chuva que cai desde ontem, cama quentinha… A  gente até se acostuma a acordar, mas levantar!… Mais cinco minutos…  Quando não dá mais para adiar, o jeito é a corrida para o ritual: banheiro, higiene, troca de roupa, arrumação do material, café (quase sempre deixado de lado). Condução, trânsito, atraso, ansiedade…

Claro que nem todos passam por isso, mas estudantes e os que trabalham longe de casa sabem que é assim.

Nestes dias, prestei atenção no Salmo 5, com destaque para o versículo 3 :“De manhã ouves, Senhor, o meu clamor: de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança.”

Concordo que a oração pode e deve ser feita em qualquer momento. “ Orai  sem cessar”–  é a recomendação bíblica. Mas, atentei para o detalhe  “de manhã ouves o meu clamor“. Como assim? Deus só ouve o clamor se for feito de manhã? Não! Ele ouve simplesmente porque esse clamor foi dirigido a Ele nesse período. Podemos concluir que orar de manhã era um hábito de Davi, expresso pelo verbo “apresento”, no Presente do Indicativo, tempo verbal que também pode indicar uma ação costumeira, habitual. Da mesma forma como dizemos “Almoço ao meio-dia.” ou “Faço ginástica às terças e sextas”. Hábito.
Tanta correria nesse horário, como vou achar tempo para orar logo cedo? Acordar e se lembrar de que ganhou um novo dia, aquele “que o Senhor fez”, alegrar-se por estar vivo, saudável, ter uma família, uma  atividade… Elevar o pensamento em gratidão, em louvor e adoração – já é um bom começo. Em seguida, pedir (isso sabemos fazer bem!) a bênção para o dia e aguardar com esperança, como o salmista.
Gosto da letra desta canção:
“Que sejas meu universo
Que sejas tudo o que sinto e o que penso
Que de manhã seja o primeiro pensamento
E a luz em minha janela.”
Que seja assim, Senhor! Amém!!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • Texto maravilhoso! Gostei muito. Ainda bem que Deus nos ama tanto, que nos acorda para adorarmos a Ele enquanto há tempo. E o ganhador disto, será nós mesmos. Bençãos infinitas que advém pela entrega a Deus em oração e louvor, pela manhâ! Louvado seja nosso Deus!

    • Obrigada pela gentileza do seu comentário. Verdade! Só temos a ganhar quando buscamos a comunhão com o Pai, que nos conhece mais que ninguém e que merece ser engrandecido. Que Ele te abençoe, sempre!