Está difícil ver as nuvens nos grandes centros urbanos atualmente. Nada de céu azul; tudo nublado e cinzento. Muita poluição, uma tristeza!
Mas no interior e no litoral ainda é possível contemplar a beleza do firmamento, que o poeta chamou de céu de safira. E quem nunca se deitou de costas e ficou observando a evolução das nuvens assumindo formas de animais, pessoas, monstros… não sabe o que é uma distração saudável, um descanso para as correrias da vida, um excelente estimulante para a imaginação.
Nuvens podem se constituir um indício, um rumo. Muitos moradores da zona rural fazem a previsão do tempo conforme a direção do vento ou a aparência das nuvens. E acertam! No êxodo, quando o povo conduzido por Moisés percorria o deserto, uma nuvem enviada por Deus indicava o caminho a seguir durante o dia.
Verdadeiros milagres a retenção da água evaporada e sua transformação em gotas de chuva, tão necessárias à vida. Porém, nuvens também são uma boa metáfora para dificuldades, problemas, como retrata a singela letra deste cântico:
Vindo nuvens escuras sobre os dias teus,
Oh não te desanimes, canta um hino a Deus.
Se teu coração estiver em paz,
Bem contente e alegre os dias passarás.
Se teu coração estiver em paz,
Verás que um arco-íris cada nuvem traz.
De fato, quando surgem as provações até o raciocínio parece ficar nublado, nossa visão se apequena enquanto o conflito se agiganta. E a ansiedade, então, chega à estratosfera. Nessas circunstâncias, nosso maior desejo é a reconquista da tranquilidade, da paz, enfim.
Pode parecer incoerência, mas louvar a Deus mesmo quando o céu escurece, mesmo quando tudo está difícil demais, é algo que nos aproxima do Senhor que habita no meio dos louvores (lembram-se?)
Pois foi Ele que nos prometeu a paz que excede todo o entendimento.
Vamos buscá-lo, então, na esperança de que as nuvens se afastem e o bom tempo volte a reinar em nosso viver,
Quando as nuvens negras passarem a luz do sol brilhará mais intensamente…
… e mesmo quando elas predominam, sabemos que o sol está lá, firme e forte! Graças a Deus!