Em 1994, dois americanos foram convidados pelo Departamento de Educação da Rússia a ensinar ética e moralidade (baseado em princípios da Bíblia) em instituições públicas. Em plena época de Natal, num orfanato, eles encontraram 100 meninos e meninas que haviam sido abandonados ou abusados pelos parentes ou responsáveis. Os homens contaram a seguinte história:
“Foi no final do ano, época para as crianças ouvirem a mensagem tradicional de Natal. Contamos para eles sobre Maria e José chegando em Belém. Não achando lugar na hospedaria, foram ao estábulo onde Jesus foi colocado numa manjedoura.
Durante a história as crianças ficaram maravilhadas, ligadas em cada detalhe.
Terminamos a história e demos às crianças pedaços de papelão e tecido para cada uma fazer uma manjedoura. Comecei a olhar os trabalhos delas e cheguei à mesa do pequeno Misha. Ele tinha 6 anos e já tinha terminado seu projeto. Quando olhei para a manjedoura dele, vi não um, mas dois nenês deitados.
Chamei o tradutor e perguntei por que havia dois nenês na manjedoura. Cruzando seus braços, e olhando a sua manjedoura, Misha começou a repetir a história.
Por ser uma criança tão pequena, que ouviu a história pela primeira vez, ele contou tudo muito bem, até que chegou à parte onde Maria deitou o bebê Jesus na manjedoura.
Daí ele começou a acrescentar alguns detalhes. Ele disse “Quando Maria deitou o neném na manjedoura, Jesus olhou para mim e me perguntou se eu tinha um lugar para ficar. Eu disse a ele ‘eu não tenho papai ou mamãe, então não tenho onde ficar’.
Daí, Jesus disse que eu poderia ficar com ele. Mas, eu disse a ele que não poderia porque eu não tinha um presente para ele, como todos os outros. Mas, eu queria tanto ficar com Jesus! Então eu tentei pensar em alguma coisa que poderia dar a ele como presente.
Pensei que se pudesse aquecê-lo, isso poderia ser um presente. Por isso, perguntei a Jesus ‘Se eu posso aquecer você, isto serviria para um presente?’
E Jesus me disse ‘Se você me aquecer, isto vai ser o melhor presente que alguém jamais me deu.’ Então eu deitei na manjedoura e Jesus olhou para mim e me disse que poderia ficar com ele – para sempre.”
Quando o pequeno Misha terminou sua história, seus olhos estavam cheios de lágrimas. Ele deitou sua cabeça na mesa e chorou. O pequeno órfão havia encontrado alguém que nunca o abandonaria nem abusaria dele.