Cotidiano Lições

Perto, bem pertinho

Written by Zeneide

Uma das frases mais recorrentes –  “Como o tempo passa!” –   é ouvida e falada a todo instante, em diversas circunstâncias, até pelos mais jovens. Na verdade, a impressão é a de que o tempo voa mesmo, tão rápido correm as horas, os dias e anos. Basta olhar as crianças que crescem e se desenvolvem aceleradamente. De repente, cadê o bebê? Onde foi parar aquele menininho?

E, nessa caminhada célere, se bobearmos, lá vem a ansiedade se oferecer como companheira de bordo… E é preciso andar ligeiro, vencer etapas, acabar logo, seguir adiante… Com isso, deixamos de observar e usufruir os encantos da vida.

Em Provérbios 3:6, lemos “Reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas”.

Sim, Deus está perto, bem pertinho mesmo – afirmam repetidas vezes as Escrituras. Precisamos, na correria diária, reconhecê-lo, prestar atenção nas pequenas coisas. Deus pode estar naquele cafezinho saboroso, na flor se abrindo, no sorriso de alguém, no abraço espontâneo,  no vigésimo Bom dia chegando pelo watsapp, numa freada repentina, nossa ou de outros… Também podemos identificar a presença de Deus na adversidade, num obstáculo, num momento de dor, num livramento…

E – tão claro! – sempre necessitamos avaliar nossa conduta, ajustar o rumo. Será que deve ser por aqui mesmo? Isso não foi um erro? É essa a melhor escolha?  Só poderemos ter segurança com a consciência da presença de Deus bem próxima de nós. Se estivermos conectados com sua vontade, teremos condições de corrigir a direção, quando necessário. Aí serão endireitadas as nossas veredas e conseguiremos prosseguir em paz.

Senhor, somos gratos pela tua companhia. Ajuda-nos a reconhecer-te a cada dia, em nossos caminhos. Que sejamos mais atentos e mais dispostos a aceitar teu direcionamento, pois desejamos andar pelas rotas da justiça, seguros na tua proteção.

 Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. (Salmo 145: 18)

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.