Interessante a expressão um belo dia, usada, com significados diversos. Nem sempre se refere a um dia lindo, ensolarado, com temperatura agradável e convidativa para um passeio no campo ou na praia.
Geralmente é empregada para interromper ou provocar suspense numa narrativa linear. Tudo corria rotineiramente na vida de alguém quando, um belo dia sucedeu algo para quebrar essa regularidade, perturbar a paz ou causar susto, surpresa, indignação…
Pensando nisso, listei algumas situações que podem ocorrer num belo dia:
– receber um telefonema ou uma mensagem inesperada
– encontrar casualmente alguém que não via há anos
– cair num golpe em que jamais pensaria que iria cair
– ter a surpresa de receber uma visita querida
– ter a maior decepção da sua vida
– sentir quanto amor poderia caber em seu coração…
Também um belo dia pode ser o contraponto de algo difícil, negativo:
– Ficou semanas em coma, até que um belo dia acordou
– Sofreu por um longo tempo até que um belo dia reviveu, para a alegria de todos
– estudou e se esforçou com afinco, até que teve seu trabalho premiado…
Nem sempre, porém, algo extraordinário acontece num dia esplendoroso. Quando Jesus Deus sua vida por mim e por você naquela cruz, o dia se modificou: trevas tomaram o lugar da luz do sol, por muitas horas, a terra tremeu e fenderam- se as rochas, de acordo com a narrativa bíblica.
Mas, para mim, o mais belo dia pode bem ser o de hoje, simplesmente por ser “o dia que o SENHOR fez”. Portanto, “regozijemo-nos e alegremo”-nos nele.“(Salmo 118:24)
Na verdade, mesmo frio, nublado ou chuvoso, qualquer dia pode ser belo, pois ele chega como um presente; basta desembrulhá-lo, e desfrutá- lo com gratidão.