Mingau de alho. Nunca ouviu falar? Um prato simples, saboroso, muito apropriado para uma noite fria, especialmente se você estiver um pouco resfriado…
Modo de preparo: frite, no óleo, sem deixar queimar, o alho bem moído ou picado (mais ou menos uma colher de sopa). Junte 2 copos de água e aproximadamente 6 colheres de farinha de milho. Deixe ferver, mexendo sempre, em fogo baixo, por 5 minutos. Coloque sal a gosto e controle a espessura, acrescentando água ou farinha, se necessário. Se gostar ou preferir algo mais substancioso, pode quebrar um ou dois ovos no mingau e deixar cozinhar inteiros ou mexidos, conforme o gosto… Está pronto!
Por que me lembrei disso? Talvez pelo excesso de pratos sofisticados, trabalhosos, caros, que vemos em fotos, vídeos ou experimentamos no final do ano… Talvez pela saudade da vó Carolina, que preparava esse mingau para nós, costume que passou para nossa mãe e que passamos para nossos filhos e netos. É uma refeição rápida (melhor que miojo, garanto!) que sacia o estômago e, ao mesmo tempo, preenche a alma com carinho. Chega, assim, como um abraço… Mais que o valor nutritivo, esse carinho se transforma numa memória afetiva importante, deliciosa.
Nestes tempos de congelados, de tantas receitas complicadas, com ingredientes exóticos, uma pitada de simplicidade cai muito bem. Penso que precisamos todos de uma visita ao que é puro, simples e tão maravilhoso, como o sorriso de uma criança! Haverá algo melhor e mais belo?
Que no ano que chega, possamos descomplicar muita coisa, não apenas na culinária. Que essa simplicidade seja acrescentada aos nossos relacionamentos para que nos tornemos mais leves e mais solidários.