Conversa ouvida hoje, na calçada:
– Bom dia! Tudo bem?
– Vou indo – responde o senhorzinho.
– Faz bem caminhar!
– Vou pra lotérica!
– Ah, bom! Hoje é dia!
E lá foi o idosinho, com as costas arcadas, talvez por carregar tanta esperança de ficar rico…
Hoje é dia! – foi a frase que me fez refletir. Quantas vezes isso é dito em momentos de expectativa por algo especial. Pode ser uma promessa de namoro entre apaixonados, uma data esperada com ansiedade, como a de um casamento, uma formatura, uma viagem… Também pode se referir a algo triste, como um encontro indesejado, o vencimento de uma conta alta, uma demissão no trabalho, uma visita a alguém no leito de morte ou mesmo um ofício fúnebre.
Sempre há algo acontecendo no dia de hoje, no momento presente e depende de muitas circunstâncias considerar se é ou não um bom dia, uma boa ocasião.
Creio que se decidirmos deixar para trás o ontem com suas más recordações e o amanhã com suas incertezas, poderemos nos lembrar da promessa de Jesus de que estaria conosco todos os dias e viver melhor o hoje, com todas as bênçãos que Deus nos proporciona e nem sempre percebemos.
Melhor ainda é seguir a recomendação de se regozijar e de se alegrar pelo dia que nos chega como um presente. Por que não desamarrar as fitas e desembrulhá-lo com gratidão?
É isso: hoje é o dia que o Senhor fez, vamos nos alegrar?