Mulheres seguram coisas é o titulo do texto da escritora e ilustradora Maira Kalman.
E como seguram! E quanto seguram!
Desde os dedos paternos, nos primeiros dias de vida, seguimos segurando não só coisas…
Dos menores objetos até os mais pesados, das pequenas responsabilidades até as inimagináveis, das mínimas preocupações até a pior delas, atravessando a verdadeira noite escura da alma.
Lembro-me da dona Augusta com seu filho de 18 anos, não desenvolvido mentalmente, que sofria também por deficiência e problemas auditivos. Aquela mãe, de aparência envelhecida, com outros filhos já adultos, cuidava sozinha do Juca. Cumpria todos os seus “deveres domésticos” sem qualquer ajuda da família.
Os irmãos e o próprio pai se envergonhavam dele e nunca o acompanhavam nem falavam com ele. Segundo ela me contou, eram incapazes de colocar uma coberta nele, mesmo nos piores dias de inverno. Parecia que o consideravam penas um incômodo. um estorvo.
E o Juca estava sempre limpo e bem cuidado, com a fisionomia alegre quando ela o levava às consultas ou a algum passeio.
Naquele ano, no Dia das Mães, orei especialmente por ela e por tantas outras mulheres em situação semelhante.
Confesso que senti alívio quando soube que o Senhor o levou pouco antes de chegar aos 20 anos. Dona Augusta também descansou algum tempo depois.
Quantas outras mulheres guerreiras seguram barras pesadíssimas nas jornadas duplicadas, às vezes até triplicadas para dar conta de cuidar de tudo!
Segurar coisas sem auxílio algum produz fadiga extrema que faz brotar enfermidades e esgotamento não só físico, sabemos bem. Claro que homens também carregam, mas não da mesma forma!
Ao segurar coisas, as mulheres deveriam também se sentir seguras, o que quase nunca acontece. Noticiários comprovam isso diariamente.
Senhor, tem misericórdia de todas elas! Que elas consigam aceitar teu convite e se acheguem a Ti para encontrar descanso e consolo para suas almas! Que nessa difícil empreitada, possam sentir a proteção das tuas mãos abençoadoras e cuidadoras a cada momento. Amém!
“Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita, e te digo: Não temas, eu te ajudo”. (Isaías 41:13)
