Que a vida é aprendizado não há dúvida. Dizem que ninguém nasce sabendo, com o que não sei se concordo, pois certos talentos parecem vir no pacote da Maternidade…
O fato é que aprendemos sempre e, se não o fazemos, deve ser por negligência ou falta de interesse. Cada situação por que passamos, as amizades que conquistamos, as mudanças que nos são impostas são oportunidades a serem aproveitadas. Até os erros proporcionam ocasião para aprendizagem e crescimento.
Aprendemos com nossa mãe, primeira mestra, com amigos, com professores, é claro, com cada ser com quem nos relacionamos. Nestes tempos de tanta tecnologia, a Internet, acessada por diferentes meios, tornou-se a salvadora da Pátria na busca de informações. Em instantes podemos aprender como parafusar uma peça de artesanato, preparar pratos sofisticados, verificar datas, personagens históricos e por aí vai… Viva o Google!
Mas, será tudo tão simples assim? Evidente que, da mesma forma que adquirimos conhecimentos úteis e necessários, o acesso é livre também para o que é inútil, desnecessário. Pior ainda: para o nocivo, prejudicial e destruidor.
Com quem temos aprendido? Que conteúdos estamos assimilando? Se essas perguntas são pertinentes para os mais velhos, como não seriam também para as crianças pequenas e adolescentes em formação?
Muitos conhecimentos da infância nos acompanham pela vida afora. Por isso, a sábia orientação: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22: 6)
Jesus Cristo valorizou o ensino, que praticava em todas as ocasiões, com diferentes tipos de pessoas. Seus discípulos, a maioria sem cultura, alguns rudes pescadores, nunca mais foram os mesmos depois dos três anos na companhia do Mestre por excelência.
Docemente ele convidava: “aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. (Mateus 11;29)Séculos depois, esse convite continua válido. Que nossa resposta seja: – Sim. Senhor, quero aprender contigo, pois minha alma anseia por esse descanso.