Se você ganha uma caixa de chocolates com a inscrição”Especialidades”, certamente espera saborear os melhores bombons dessa marca.
Ouve-se muito sobre a necessidade de se consultar especialistas na área médica, por exemplo, mas existe também um grande número de pessoas que se especializaram nos mais diversos ramos do conhecimento.
Nas reuniões familiares, costumamos combinar a preparação de pratos e cada um se responsabiliza por levar sua especialidade. E quase sempre nos deliciamos com iguarias maravilhosas, que nos despertam saudade e realçam o sabor da confraternização.
Há quem desenvolva seu bom gosto para a música, artesanato, viagens e para tantas outras áreas, que se tornam verdadeiros especialistas no assunto…
Por outro lado, li esta frase que me deixou bastante pensativa:“A especialidade da pessoa infeliz é encontrar defeito nos outros”. De fato, para algumas pessoas, nada parece perfeito, sempre há algo torto, errado, feio, mal acabado…
Pesquisei um pouco e li também que o defeito pode ser de quem fala, e não de quem é falado. Esse defeito chama-se emoção negativa, nascido, talvez pela baixa auotestima de quem só critica e transfere para o outro suas próprias limitações.
E como há sofredores neste mundo! Parece que não há família que escape de doenças graves, de problemas financeiros, de relacionamentos complicados e de tantas outras dificuldades…
Quem já conhece o amor de Deus, experimenta a sua paz que excede todo o entendimento e procura viver de acordo com seus ensinos, sabe que não foi programado para falar mal dos outros, nem apontar seus erros. Essa jamais deveria ser a especialidade de alguém!
Senhor Deus e Pai, ajuda-nos a desenvolver os melhores dons que vieram de ti mesmo e que nossa especialidade seja o exercício do amor. Que a luz do Senhor possa se refletir por onde quer que andemos!