Prestem atenção!
Creio que nenhum professor deixou de usar a frase acima. Importante, sim, pedir, aconselhar mesmo a atenção dos alunos. Há muita distração no caminho da aprendizagem e a competição é injusta, muitas vezes… Como um professor, por melhor que seja sua motivação, poderá competir com o brilho do sol lá fora, com a decisão de um campeonato bem na hora da prova, com a piada contada lá no fundão?
Professor chama a atenção, sim, para o que é essencial, relevante, fundamental… Para tudo que servirá de base para futuros aprendizados. Alunos sabem disso, tanto que os mais espertos anotam ou marcam os pontos que os professores sinalizam: dicas valiosas para as avaliações.
Como bons educadores, pais também costumam alertar os filhos para ter cuidado com as companhias, os convites e tantas outras coisas…
Não posso deixar de lembrar aqui o Mestre por excelência, Jesus Cristo. Há muitas falas que usou para chamar a atenção dos seus discípulos, das quais destaco esta:
“Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.” ( Mateus 6).
O verbo ” olhar” , nesse texto, a meu ver, tem o significado de “prestem atenção” Sim, é preciso atentar, prestar toda a atenção nas maravilhas da natureza espalhadas à nossa volta, lampejos da graça de Deus para nos lembrar quem ele é, quanto ele pode e está disposto a fazer por todos que o reconhecem como Pai e o buscam com fé.
Aproveito a data de hoje, Dia do Professor, para lembrar essa frase que tanto usei na minha vida profissional, agora convidando todos vocês a prestarem atenção nas palavras do profeta:
“Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.” (Isaías 45: 22)