Muito comum lermos ou comentarmos nas fotos das redes sociais: família linda! De fato, as fotos postadas sempre mostram pessoas bem arrumadas, sorridentes, com aquele ar apropriado para eternizar o momento. Mas, o que acontece depois do clic da câmera? Será que o sorriso permanece? Será que a alegria das pessoas é real ou apenas uma encenação? Será que todos gostariam de continuar bem próximos do companheiro fotografado?
Não tenho as respostas, mas gostaria muito de que tudo fosse bom e verdadeiro. De que ninguém sorrisse apenas para fazer pose, de que o abraço fosse pra valer, de que a beleza da cena permanecesse, de que ninguém tivesse pressa para desfazer o abraço. Infelizmente, muitas fotos da família ideal – aquela das propagandas de margarina – são apenas teatro, dramatizações ensaiadas para provocar comentários do tipo “Que família linda!”
Sabemos que fotos aparentemente felizes podem ocultar rancor, amarguras arraigadas, desentendimentos antigos e até sentimentos de inveja e desejo de vingança. Mas, o importante é mostrar carinhas radiantes, bocas abertas num belo sorriso, abraços calorosos… Se, de fato, a vida não permite ensaios, tem de ser tudo ali, na hora, sem improvisos, nem rascunhos, é possível que as imagens não representem a realidade…
Para mim, a lindeza da família pode prescindir de boas roupas ou de exibição de falsa alegria. Nem é tão necessário estar lado a lado para que o amor e a união se manifestem ao ponto de exalar emoções positivas. Hoje, com a ajuda da tecnologia, prints de reuniões por vídeo podem registrar tanto ou mais amor quanto as reuniões presenciais.
Neste final de maio, mês em que se comemora a família, meu desejo é que Deus abençoe os nossos queridos, orando da mesma forma que o rei Davi fez: “Agora, por tua bondade, abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença. Tu, ó Soberano Senhor, o prometeste! E, abençoada por ti, bendita será para sempre a família de teu servo”. Samuel 7: 29
E, Senhor, por favor cuida da minha e da família de todos os que me leem, para que nosso amor seja genuíno e que a beleza de Cristo se veja em cada um de nós! Desejamos ser uma família linda, para o louvor da tua glória! Amém.